Gustatio - Harmonização IV

Peixe

Salmonete & Ika e mousse do mar. Chefe André Basto (Tivoli Vilamoura).
Salmonete & Ika e mousse do mar
Salmonete & Ika e mousse do mar
Vinhos


Vinho com uma cor límpida, brilhante, intensidade média, com uma tonalidade âmbar, bordo esverdeado, nariz limpo sem defeitos, muito elegante, muito agradável, com uma intensidade aromática pronunciada, complexo, aromas de fruta citrina cristalizada, frutos secos, nozes, balsâmico, resinoso, açúcar queimado, leite-creme, mineral, pólvora seca. 
Blandy’s Vintage Terrantez 1977
Na boca é um vinho muito doce, de acidez alta, fabulosa, vibrante, álcool alto, corpo muito, de intensidade pronunciada, sabores terciários, citrinos cristalizados, frutos secos, nozes, toffee, frescura, mineral, aveludado, harmonioso, final muito persistente e muito elegante, com uma ligeira secura final.
Blandy’s Vintage Terrantez 1977
É um vinho de com um nível de qualidade muito boa, elegante, equilíbrio entre açúcar e acidez, aveludado, intenso, apimentado, extraordinário. 

Harmonização

Prato bem confecionado e excelente apresentação, sabores a mar do salmonete e mousse do mar, com elementos doces da batata, em contraste, mas equilibrado no seu todo.

Com o Blandy’s Vintage Terrantez 1977, uma harmonia com pontos de similaridade entre o sabor do mar e o mineral do vinho, por contraste entre o doce do vinhos e a salinidade do prato, a acidez do vinho e a gordura do salmonete e Ika, muito bem conseguido. Texturas idênticas entre o salmonete e Ika e o aveludado do vinho.

Prato e vinho com intensidades similares funcionaram muito bem. Uma harmonização completa, que apetece repetir. Excelente. 

Parabéns ao Chefe.

Comentários

Mensagens populares