Novidades vínicas da Quinta do Pôpa estão no ‘PaPo’

É caso para dizer que as novidades da Quinta do Pôpa estão no ‘PaPo’! Da colheita de 2009, chega ao mercado a nova edição deste curioso vinho, um tinto que junta Douro e Bairrada na mesma garrafa. Um vinho que nasceu da amizade entre o produtor bairradino Luís Pato (a sigla “Pa” de Pato) e a família Ferreira, proprietária da duriense Quinta do Pôpa (de onde deriva o “Po”). 
PaPo tinto 2009
Luís Pato foi um dos grandes impulsionadores da duriense Quinta do Pôpa

Desde cedo incentivou Stéphane Ferreira – um dos “Netos do Pôpa” – a abrir as portas deste que é um projecto assumidamente de família, passando a comercializar os néctares que ali nascessem. A família aceitou o desafio e nem hesitou em convidar o bairradino para assessorar a enologia dos seus vinhos.
PaPo tinto 2009
Em simultâneo, começava a desenhar-se um inovador tinto, de seu nome ‘TRePA’ – este era o nome inicial do ‘PaPo’, nome que teve que ser abandonado no mercado nacional, mas que se mantém para o estrangeiro. 
PaPo tinto 2009
Um vinho que nasceu para concretizar um velho sonho de Luís Pato, combinando uvas da casta Tinta Roriz, de um dos vinhedos da duriense Quinta do Pôpa, com a potente Baga da Vinha Pan. Um tinto que mostra uma grande estrutura, mas é envolvido por muitas camadas de fruta madura, o que faz com que possa ser apreciado desde jovem ou ser guardado por muitos anos; a guarda conferir-lhe-á evolução. Assim e para mostrar o seu potencial de evolução, a terceira colheita só agora, passados 7 anos, chega ao mercado. O ‘PaPo tinto 2009’ acompanha na perfeição carnes vermelhas, caça e peixe gordo assado no forno, mas igualmente um queijo de pasta mole. 
PaPo tinto 2009
"Este é um vinho que resulta da conversa entre duas regiões: o Douro quis conversar com a Bairrada e a Bairrada com o Douro. É a combinação perfeita da “doçura” e do poder da Tinta Roriz, do Douro, com a delicadeza dos taninos gourmand da Baga, da Bairrada", enaltece Luís Pato. O produtor e enólogo acrescenta que "este vinho precisa de ser decantado" e afirma que o mesmo "faz muito bem à saúde, em especial ao coração, devido aos seus poderes antioxidantes". 

O seu testemunho sobre o ‘PaPo’ em https://www.youtube.com/watch?v=lhJfSfj3eCA

No que toca à feitoria do PaPo tinto 2009’, as uvas foram, nos dois casos, vindimadas manualmente e transportadas até à adega em pequenas caixas. Antes de serem desengaçadas e esmagadas, estiveram estabilizaram em câmara frigorífica. 
PaPo tinto 2009
A Tinta Roriz foi vinificada em lagares de granito com interior de inox e temperatura controlada, com homogeneização por pisa a pé, enquanto que a Baga, da Bairrada, foi em cuba de inox. A trasfega foi feita por gravidade e directamente para barricas de carvalho francês (20% novas e as restantes de segundo e terceiro anos) onde estagiou durante 9 meses. O vinho de Tinta Roriz foi transportado para a Bairrada, em Janeiro de 2011, onde foi feito o lote final e o engarrafamento.

Comentários

Mensagens populares