Vértice Cuvée non vintage: os melhores anos numa só garrafa

O espumante premium do Douro passa a incorporar vários anos de colheita, seguindo a filosofia dos grandes clássicos de Champagne. 

As Caves Transmontanas estão determinadas a tornar Vértice no espumante clássico português. Produzido na Região Demarcada do Douro, Vértice é um espumante de categoria superior, que alia a qualidade das uvas do Douro à mestria dos métodos tradicionais de Champagne. 

Com uma forte veia inovadora, as Caves Transmontanas não param de surpreender. Vértice Cuvée, um dos ícones do produtor, deixa de ser produzido apenas com um ano de colheita e passa a incorporar vários anos. O objetivo é alcançar maior qualidade e consistência entre colheitas. 

Segundo Celso Pereira, enólogo da Vértice, “o espumante Vértice é resultado de anos de investigação e experiência. É um processo contínuo, em constante evolução. O novo Vértice Cuvée segue as boas práticas dos métodos clássicos, que procuram na “assemblage” de várias colheitas, alcançar a consistência necessária para que o espumante tenha uma identidade marcante e um perfil distintivo.” 

A edição que agora é lançada integra as colheitas de 2009, 2010 e 2011, estagiados em  inox e em barricas de carvalho francês usadas. De seguida, passou por um estágio superior a 3 anos em garrafa, que culminou com o dégorgement em finais de 2015.

O resultado é uma complexidade de aromas e sabores, onde se destacam as notas de frutos delicados, como maçã e pêssego, brioche e frutos secos, complementada por uma acidez vibrante e um final longo e equilibrado no paladar.

Um espumante versátil, que sendo sempre um aperitivo de eleição, é também o acompanhamento perfeito para pratos de peixe ou carnes de aves.

Vértice Cuvée
P.V.P.: 13,90€  

Comentários

Mensagens populares