Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013

Reconhecido pela produção de vinhos do Douro de excelência, Alves de Sousa nunca abandonou a sua vocação para a produção de Vinhos do Porto. Quinta da Gaivosa Vintage 2013 representa a essência desta vinha que é berço de alguns dos vinhos de topo do produtor. 
Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013
Domingos Alves de Sousa foi um dos pioneiros na produção de vinhos de qualidade no Douro. Mas foi na produção de vinho do Porto que a história desta família de cinco gerações dedicadas ao Douro começou a ser contada e, por isso, nunca foi esquecida. 

Ao longo dos anos, foram feitas várias experiências para encontrar as melhores uvas para diferentes categorias de vinho do Porto. E hoje em dia, a família orgulha-se de apresentar uma linha com uma identidade muito própria e que reflete a sua dedicação e respeito pelo Douro e pelo vinho do Porto. 

Em 2003, foi declarado o primeiro Vintage da casa, uma primeira experiência que viria a repetir-se de forma mais consistente nos últimos anos – 2008, 2009, 2011 e 2012. É agora apresentado o Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013, dez anos após a primeira colheita. Esta é uma edição ultra-limitada, com apenas 600 garrafas disponíveis no mercado nacional.

Tratando-se de um single quinta, este Vintage representa a essência do terroir da Quinta da Gaivosa, onde são produzidos alguns dos vinhos de topo do Douro, entre os quais um dos ex-libris da propriedade, o Abandonado. A sua elaboração é fiel à tradição. Desde a combinação de castas autóctones – Sousão, Touriga Nacional e Touriga Franca à pisa a pé em lagar.

A dedicação com que é feito saboreia-se em cada cálice. As notas de ameixas secas e alcaçuz sobressaem no palato. A estrutura densa, mas equilibrada e suave, antecipa um final longo e harmonioso. Tudo o que se pede de um Vintage que, embora jovem, torna a sua degustação imediata quase irresistível. Para os mais pacientes, transfere-se o testemunho da guarda deste vinho, com a mesma dedicação com que foi produzido. 

Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013
P.V.P. 0,75L: 45,90 €

Comentários

Mensagens populares