Azamor Tinto: uma história de amor contada no copo

Apesar de não lhe dever o nome, ostenta orgulhosamente a palavra “amor” no rótulo, lançando o mote perfeito para um brinde a dois. 

Os vinhos que nasceram de um amor à primeira vista pelo Alentejo são hoje uma referência incontornável em qualquer garrafeira do mundo. A história começa em Azamor, uma adega boutique no Alentejo, entre Borba e Elvas, onde é produzida uma coleção privilegiada de vinhos, que apaixonam à primeira prova.
Azamor Tinto 2013
Azamor Tinto 2013
Complexos, encorpados e plenos de aroma, os vinhos Azamor são uma escolha segura para impressionar e surpreender. Entre as várias escolhas, destacamos Azamor Tinto 2013, o vinho de introdução à filosofia do produtor.

Na base deste vinho está um blend de castas tradicionalmente portuguesas (Touriga Nacional, Touriga Franca e Trincadeira) e castas internacionais (Syrah, Merlot, Alicante Bouschet e Petit Verdot). O resultado é uma harmonia perfeita entre nariz e boca: à explosão aromática de fruta madura juntam-se as notas de especiarias, conferindo-lhe complexidade, elegância e um final suave. 

Azamor Tinto 2013 conquista no copo e no prato, revelando uma excelente aptidão gastronómica. Por ser um vinho muito aromático e elegante, acompanha tanto momentos de descontração, entre um copo de vinho e uma tábua de queijos e enchidos, como refeições mais complexas, com pratos de carne e vegetais.

Se quiser juntar algumas curiosidades à conversa, o nome Azamor é uma referência aos Frescos da Tomada de Azamor (Marrocos), expostos no Palácio Ducal de Vila Viçosa, localidade próxima da Herdade. Azamor é também a palavra árabe para “oliveiras”, que formam um dos importantes patrimónios da propriedade. 

Nos momentos de cumplicidade, a escolha do vinho é também uma forma de passar uma mensagem. Deixe-se envolver pelo espirito de São Valentim e encontre a desculpa perfeita para abrir uma garrafa de vinho especial.

Azamor Tinto 2013
PVP: 9,90€

Sobre Azamor:

A Herdade foi comprada em 1998 por Alison Luiz Gomes e pelo meu marido, Joaquim Luiz Gomes. Aquisição lógica já que a herdade pertencia à família Luiz Gomes desde há muitos anos. O perfil dos vinhos Azamor foi evoluindo ao longo dos anos até atingirem o posicionamento pretendido. 

Com equipamento e técnicas modernas, o objectivo é que os seus vinhos reflictam as variedades das castas e consigam vinhos com um lote único.

A propriedade tem um total de 260 hectares, dos quais 27 hectares são plantados com vinhas, 140 hectares de olival e em 30 hectares estão plantados sobreiros e pinheiros, sendo que na restante propriedade se desenvolve a criação de cavalos Lusitanos.

Azamor exporta 80% da sua produção total que são cerca de 80.000 garrafas por ano. Os destinos são quase exclusivamente para a Europa: Reino Unido (um mercado familiar para Alison Luiz Gomes), Alemanha, Luxemburgo, Suécia e Suíça.

Mais sobre os vinhos Azamor: http://www.azamor.com

Comentários

Mensagens populares