Real Companhia Velha lança ‘Quinta de Cidrô Touriga Nacional 2012’

O ‘Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2012’ é o primeiro vinho que Real Companhia Velha lança este ano. Não se trata de um novo néctar, mas de uma nova colheita, ou não fosse este Cidrô feito com a casta rainha em Portugal, desde sempre trabalhada pela Companhia; na sua maioria em vinhos de lote, é um facto. Sim, porque este monocasta, com uvas provenientes da propriedade que lhe dá nome, nasceu apenas em 2009. A colheita de 2012 caracteriza-se por uma produção média baixa, que deu origem a vinhos de excelente qualidade. Por isso, um Touriga Nacional que promete!
Quinta de Cidrô Touriga Nacional 2012
São 15.000 garrafas de um tinto complexo e com grande carácter varietal. No olfacto evidenciam-se aromas de frutos vermelhos e acentuadas notas florais. Embora intenso e expressivo, revela-se um vinho fresco e elegante, que dá imensa satisfação enquanto jovem e vibrante, sem contudo deixar de surpreender quem opte por aguardar pela sua evolução em garrafa.

Situada em São João da Pesqueira, uma das mais conhecidas zonas de produção de vinhos do Douro, a Quinta de Cidrô transformou-se num modelo de experimentação vitivinícola para toda a região. Numa terra virgem foi usada tecnologia de ponta para plantar as melhores castas, ao longo de uma área de vinha que ocupa cerca de 140 hectares. A Touriga Nacional é a casta tinta dominante desta propriedade, cuja altitude providencia frescura e acidez, ideais para a produção de tintos elegantes. Uma cuidadosa selecção de uvas de Touriga Nacional são fermentadas em cubas médias de inox com controle de temperatura. O estágio deste ‘Quinta de Cidrô’ é feito em barricas de carvalho francês (50%) por um período de doze meses.

O ‘Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2012’ vai estar em prova em duas garrafeiras juntamente com os “nove irmãos” da gama desta afamada Quinta: dia 07, na OnWine em Vila Nova de Gaia; e dia 19, na Empor Wine & Spirits, em Lisboa. No Porto poderá ser degustado na Essência do Vinho, entre os dias 26 de Fevereiro e 01 de Março. Três boas oportunidades para provar este néctar e ficar conhecedor da sua história, pelas mãos dos seus criadores, na vinha e na adega. 
Real Companhia Velha
Mais detalhes:
Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2012: € 14,00 | 15.000 garrafas 


Comentários

Mensagens populares