Esporão cria programa inspirado na Montanheira

Até dia 22 de Fevereiro, o Enoturismo da Herdade do Esporão apresenta um programa que revisita as tradições gastronómicas e culturais associadas ao Porco Preto da Raça Alentejana e à época da Montanheira. O programa é composto pelo menu “Montanheira” (disponível no restaurante da Herdade) e por um workshop gastronómico sobre o Porco Alentejano  (marcado para os dias 14 e 15 de Fevereiro).
Herdade do Esporão
A Montanheira, época final de engorda dos porcos pretos no Alentejo (sistema de pastagem em montado de Azinho e Sobro) é um momento há muito associado a diversos ritos, entre os quais sobressaem os gastronómicos, revelando-se um bom pretexto para o convívio à volta da mesa. De forma a celebrar a tradição, a Herdade do Esporão criou um programa único destinado a partilhar a importância histórica do Porco Alentejano na cultura e tradições locais, com todos aqueles que se interessam pela região e os seus costumes.

O workshop gastronómico com o tema “o Porco Alentejano”, realiza-se nos dias 14 e 15 de Fevereiro, irá desvendar como a tradição da matança do porco se enquadra no ciclo da natureza. Todos os processos de produção das carnes e utilizações gastronómicas serão reveladas, permitindo assim aos que nunca conviveram com esta tradição, poder vivê-la. Ao workshop segue-se uma visita às caves do Esporão com degustação de espumante e um almoço no Restaurante da Herdade com o menu “Montanheira”. O dia termina com uma visita ao local onde o porco alentejano é criado de forma tradicional na Herdade do Esporão.
Herdade do Esporão
Os sabores inspirados nesta época, tão característica da região, estão em relevo no menu especial “Montanheira”, composto por 3 pratos e 4 vinhos, disponível no Restaurante da Herdade do Esporão até dia 22 de Fevereiro.

Menu “Montanheira”:

Amuse Bouche
2 Castas 2013
**
Cabeça de xara, couve lombarda, maça verde e avela
Esporão Reserva Branco 2013
**
Porco preto em duas confeções, estufado de morcela de sangue e bravo de Esmolfe, cebolo e aipo.
Assobio Tinto 2010
**
Parfait de requeijão de ovelha com citrinos, glacê de porco e gelado de folha de tangerina.
Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos

Petit fours
Inclui café ou chá, e água mineral

Preço por pessoa: 45€

Workshop Gastronómico sobre o Porco Alentejano:
11:00H Welcome coffee com petit fours. 
11:15H Workshop culinário e introdução à importância histórica do animal na cultura e tradições locais. Oferta de gift (azeite biológico, mini terrina de cabeça de xara, gomas de vinho, receita e diploma, Late Harvest)
12:45H Visita às caves e flute de espumante no Restaurante
13:45H Almoço com menu “Montanheira”

Visita aos Porcos da Herdade do Esporão no Campo

Preço por pessoa: 90€ (inclui almoço com menu Montanheira e visita às caves)
Nota: cada workshop é limitado a 14 participantes

Reservas e inscrições
Enoturismo Herdade do Esporão / Telf. 266509280 - reservas@esporao.com

Saiba mais sobre o Esporão em: 


Comentários

Mensagens populares