Música de BB King junta Vinho do Porto Churchill’s com famoso chocolatier de Memphis

Churchill’s, em parceria com a Phillip Ashley Chocolates, acaba de lançar em Portugal uma linha de trufas artesanais especialmente concebidas para acompanhar o Churchill’s Vintage 2011. Para obter uma harmonia singular entre os dois produtos, a Churchill’s solicitou ao chef Phillip Ashley Rix, premiado chocolatier e fundador da Phillip Ashley Chocolates, que desenvolvesse uma gama de trufas de chocolate que criasse uma combinação única e exclusiva com o seu Vintage 2011. Foi assim que o chef Rix combinou magistralmente a cor, a estrutura e a intensidade do Porto Vintage 2011, com ingredientes muito particulares: geleia de figo, Capricho de Cabra e trufa de chocolate negro
«Foi a minha paixão pelos Blues e pelo BB King, que me levou até ao Chef Rix. BB King é considerado um dos músicos de blues mais influentes de todos os tempos, conhecido como  "The King of Blues",  deu um concerto memorável em Sabrosa.  Sabrosa a pequena vila de 6000 habitantes que fica bem no coração do Douro Património Mundial. BB King é raro em Portugal, BB King em Sabrosa era impensável. Eu estive nesse concerto», sublinha Maria Emília Campos, diretora de vendas e marketing da Churchill’s.

A diretora da Churchill’s explica como se iniciou esta parceria: «Conheci o Phillip em Memphis numa prova que fiz dos portos Churchill’s. Quando provei os chocolates do chef Rix tive a certeza que estava perante alguém que poderia fazer algo diferente e especial para os nossos Portos. O design inovador, a subtileza da textura, a elegância do sabor e a forma artesanal de produzir os seus chocolates, não me deixaram dúvidas de que o chef Rix era o parceiro perfeito para produzir uma edição especial de chocolates artesanais para um Vinho do Porto que é perfeito e especial: o nosso Vintage 2011. O resultado final foi uma combinação gastronómica única, que eu convido a provar.»

E Maria Emília Campos deixa ainda uma sugestão para os verdadeiros apreciadores: «Brevemente o nosso Vintage deixará de estar disponível para beber ou provar. Terá que ficar na garrafa a envelhecer harmoniosamente. Eu espero que ele envelheça tão bem como BB King! Já agora sugiro que faça esta degustação ao som de uma música do BB King.»

Também o chef Phillip Ashley Rix demonstra estar muito satisfeito com este projeto conjunto com a Churchill’s: «Estou muito lisonjeado por ser escolhido para esta parceria que marca um momento crucial para a nossa empresa. Criamos chocolates de forma artesanal, com perfis vibrantes e inovadores e nesse sentido estamos muito honrados pela Churchill’s nos ter escolhido para oferecer uma degustação tão “luxuosa”.»

Churchill’s Vintage 2011

Churchill’s Vintage 2011 é um vinho com a concentração, complexidade, qualidade e finesse possuindo também uma acidez natural e estrutura tânica que lhe dão um potencial de envelhecimento de pelo menos 50 anos. Produzido a partir de uma variedade de vinhas muito velhas, a espinha do blend foi obtida a partir das vinhas velhas da Quinta da Gricha, ou seja, uma mistura das castas tradicionais do Douro com mais de 50 anos de idade.
Churchill’s Vintage 2011
Para além da cor intensa e qualidades minerais, a Quinta da Gricha traz ao Vintage da Churchill’s uma componente fresca e vibrante de fruta vermelha concentrada, toques de resina, acidez natural, vinosidade e uma estrutura de taninos firmes e poderosos. São estes os componentes que garantem a longevidade deste Vintage 2011.

Segundo Johnny Graham, enólogo da Churchill’s, este Porto «é aquilo a que chamo um Vintage Clássico. Um Vintage clássico é feito para durar. Pode não ter o apelo instantâneo de vinhos mais precoces em tenra idade; tende a ser fechado no nariz e com taninos apertados mas, depois de uma década em garrafa, começará a abrir-se e revelar a sua verdadeira identidade: uma combinação fabulosa de vinhos com componentes distintos, individualmente diferentes que formam o seu caráter complexo e equilibrado. Esta é a magia do Porto Vintage.»

De salientar que o Churchill’s Vintage 2011 é um vinho galardoado pela reconhecida revista de vinhos internacional “Wine Spectator” com 97 pontos de classificação.
Churchill’s
Fundada em 1981, a Churchill’s é a primeira companhia produtora de Vinho do Porto a surgir no último meio século. O seu fundador, John Graham, descendente de uma das famílias com mais tradição na produção de Porto, criou a empresa com o intuito de produzir vinhos à sua maneira e com um estilo individual. Em 1999, a Churchill’s adquiriu a “Quinta da Gricha”, uma propriedade de 50 hectares de vinhas classificadas com a letra A, a mais valiosa do Douro, situada na margem esquerda do rio Douro, em plena região demarcada do Cima Corgo. Desde a aquisição da propriedade, a Churchill’s passou, também, a produzir vinho do Douro.A Churchill’s está hoje posicionada como uma companhia produtora de vinhos do Porto e Douro de alta qualidade, especializando-se na categoria de vinhos do Porto e Douro premium.
Phillip Ashley Chocolates
Phillip Ashley Chocolates, criada pelo chef e chocolatier Phillip Ashley Rix, encontra-se sedeada em Memphis no Tenesse (EUA). Rix construi um portfólio de mais de 130 chocolates de grife, caramelos e bombons. Depois de crescer localmente e ganhar atenção nacional, o nativo de Memphis e autodidata chocolatier estabeleceu a sua primeira loja no ano passado. Esta nova parceria é o primeiro de uma expansão internacional da marca.

Comentários

Mensagens populares