Adega de Borba apresenta novas colheitas em 2014

A Adega de Borba apresenta novas colheitas em três das suas gamas – Montes Claros, Senses e Adega de Borba –, num total de dez referências. Para a apresentação das várias categorias de produtos, a Adega de Borba contou com o aconselhamento do Chefe Cordeiro.
- Novas colheitas de espumante, branco e rosé: Montes Claros Espumante Branco Bruto 2010, Montes Claros Colheita Branco 2013 e Adega de Borba Premium Rosé 2012;

- Novas colheitas de tintos monovarietais: Senses S
yrah 2012 e Senses Touriga Nacional 2012;

- Novas Colheitas de tintos Premium: Adega de Borba Premium 2011, Montes Claros Garrafeira 2009;

- Novidades de vinhos generosos: Adega de Borba Licoroso Premium Tinto e Adega de Borba Aguardente Velhíssima.

A Adega de Borba apresenta ao mercado novas colheitas em três das suas gamas – Montes Claros, Senses e Adega de Borba –, num total de dez referências: nove vinhos e o Azeite DOP Adega de Borba. Para a apresentação das várias categorias de produtos, a Adega de Borba contou com o aconselhamento do Chefe Cordeiro com o pairing de sabores para uma refeição completa.

Para Manuel Rocha, CEO da Adega de Borba, “as novas colheitas apresentadas representam um novo ciclo na vida das diversas marcas da Adega de Borba e refletem o empenho que tem sido investido ao nível da qualidade dos produtos. As sugestões do Chefe Cordeiro acrescentam valor aos produtos, fazendo destacar o aroma e sabor dos vinhos.”
Montes Claros Espumante Branco Bruto 2010
Montes Claros Espumante Branco Bruto 2010 apresenta uma cor citrina com nuance amarelada e bolha fina. O seu aroma é elegante a frutos tropicais e com um ligeiro amendoado. O sabor é jovem, com frescura e frutos citrinos a persistir. Vinho com equilíbrio gustativo pela harmonia entre acidez e álcool, ideal para iniciar uma refeição, enquanto aperitivo fresco.

Para o Chefe Cordeiro, é indicado para a inauguração do palato, acompanhando com entradas como pastéis de bacalhau ou um torricado com tomate confitado e salada de polvo.
Montes Claros Colheita Branco 2013
Montes Claros Colheita Branco 2013 resulta da combinação das castas Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Alvarinho. Este vinho apresenta uma sensação equilibrada na boca, com uma real sensação de juventude. O sabor é frutado maduro com palato gordo e persistente, o aroma é de boa intensidade sugerindo frutos tropicais e frutos secos.

Para acompanhar o Montes Claros Colheita Branco 2013, o Chefe Cordeiro aconselha um amuse bouche de peixe, como risotto de açafrão e coentros frescos com vieira corada.
Adega de Borba Premium Rosé 2012
Adega de Borba Premium Rosé 2012 é uma novidade distinta no portefólio da Adega de Borba, tratando-se de um vinho rosé encorpado com madeira, resultado do estágio de seis meses em barricas de carvalho francês, americano e português. O novo Adega de Borba Premium Rosé 2012 provém das castas Aragonez, Syrah e Touriga Nacional, apresenta uma cor vermelha bem definida, o aroma de boa intensidade a frutos silvestres e ligeiro floral especiado revela-se no sabor equilibrado a vinho jovem. Apresenta notas tostadas picantes, com um sabor floral e harmonioso frutado acidulo a persistir.

O Chefe Cordeiro aconselha o pairing com um amuse bouche de carne, como uma bresaola Punta D’Anca laminada com compota de frutos vermelhos e mistura de alfaces.
Senses Syrah 2012
Senses Syrah 2012 é um monovarietal com perfil encorpado produzido 100% pela casta  Syrah, uma casta que encontra na região de Borba condições excecionais para o desenvolvimento e expressão das suas principais características sensoriais: a frescura e a madurez. O seu sabor é macio, com acídulo a bombom de ginja, taninos encorpados com ligeira tosta e grande untuosidade no longo final de boca.

A sugestão do Chefe Cordeiro é acompanhar este monocasta com um torricado com escabeche de coelho bravo, alfaces e molho de mirtilhos.
Senses Touriga Nacional 2012
Senses Touriga Nacional 2012 apresenta uma cor violácea carregada, trata-se de um monocasta com boa intensidade aromática a compota e notas florais de violeta que na boca apresenta um sabor macio, equilibrado na acidez, com taninos a frutado maduro e frutado silvestre com especiarias em sintonia.

A sugestão do Chefe Cordeiro vai para um bacalhau assado no forno com presunto de Bragança, puré de Garbanços e especiarias e ervilha de quebrar.
Adega de Borba Premium 2011
Adega de Borba Premium 2011 é um vinho que provém de uvas selecionadas nas mais antigas vinhas da região de Borba: Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Trincadeira. No aspeto apresenta uma cor granada com grande profundidade. O aroma tem boa intensidade revelando frutos vermelhos maduros, compota e pimento maduro. O sabor é macio, elegante com destaque nos sabores a frutos pretos, café e chocolate, com estrutura fina e persistente no final.

Um vinho encorpado para acompanhar com um prato de cachaço de porco bísaro confitado a 75º com cuscos de abóbora e alho, segundo indicação do Chefe Cordeiro.
Montes Claros Garrafeira 2009
Montes Claros Garrafeira 2009 foi elaborado a partir de uma seleção prévia das vinhas mais antigas instaladas em solos de xisto da zona de Borba. Cor granada com profundidade. De boa intensidade aromática, destacam-se as notas de frutos vermelhos em compota, café, chocolate e especiarias. O sabor é macio com frescura frutada, excelente estrutura, ligeira adstringência especiada e tostada, com taninos silvestres, mas suaves e encorpados. O seu final é gordo muito prolongado, com equilíbrio, elegância e persistência.

O Chefe Cordeiro aconselha acompanhar este néctar com posta de vitela grelhada com batata ao Queijo da Serra recheada e grelos salteados.

Na categoria de vinhos generosos, a Adega de Borba propõe duas referências: Adega de Borba Licoroso Premium Tinto e Adega de Borba Aguardente Velhíssima. 
Adega de Borba Licoroso Premium Tinto
Adega de Borba Licoroso Premium Tinto é um generoso elaborado exclusivamente a partir da casta Aragonez. Apresenta uma cor âmbar de nuance vermelha, um aroma intenso, rico e complexo a fruta passa, noz e especiarias. O sabor é macio, fresco e equilibrado aludindo a geleia de frutos vermelhos, elegante, a persistir longamente com paladar forte.

Para o Chefe Cordeiro, uma sugestão perfeita para preparar uma espuma de Licoroso Tinto e acompanhar com mousse de chocolate e sorvete de frutos silvestres.
Adega de Borba Aguardente Velhíssima
Adega de Borba Aguardente Velhíssima é uma excelente sugestão de digestivo a servir a temperatura ambiente no final de uma refeição. Apresenta uma cor dourada viva, o aroma é intenso, complexo, fino e aveludado a amêndoa e fruta passa. O sabor é suave, o longo estágio em barricas de carvalho ‘limousin’ intensifica a macieza de frutos secos, muito persistente, de longo prazer e delicadeza ao beber.

A Adega de Borba aconselha o acompanhamento com uma mini tablete de chocolate amargo com amêndoas, um produto produzido pela confeitaria ELLG, responsável pela nova da gama de produtos gourmet Adega de Borba.

Para uma refeição harmoniosa e elegante, a Adega de Borba aconselha o acompanhamento de todos os pratos com o Azeite Virgem Extra Adega de Borba, acompanhado também por degustação à mesa.

Site da Adega de : www.adegaborba.pt 
e loja online :  www.adegaborba.pt/loja

Lista de Produtos Adega de Borba apresentados e respectivos PVPs:

Montes Claros Espumante Branco Bruto 2010 - 7,49 Euros
Montes Claros Colheita Branco 2013 - 3,49 Euros
Adega de Borba Premium Rosé 2012 - 5,99 Euros
Senses Syrah 2012 - 6,49 Euros
Senses Touriga Nacional 2012 - 6,49 Euros
Adega de Borba Premium 2011 - 5,99 Euros
Montes Claros Garrafeira 2009 - 12,49 Euros
Adega de Borba Licoroso Premium Tinto - 11,99 Euros
Adega de Borba Aguardente Velhíssima - 12,99 Euros
Azeite Virgem Extra Adega de Borba - 3,99 Euros

Sobre a Adega de Borba

Fundada em 1955, a Adega de Borba reúne hoje cerca de 300 viticultores associados que cultivam cerca de 2.000 hectares de vinha (70% castas tintas e 30% de castas brancas), produzindo anualmente 1 milhão de caixas de 9 litros, sendo um dos dez maiores produtores nacionais do setor. Dentro das suas Marcas, destacamos o Adega de Borba DOC, um dos vinhos mais vendidos em Portugal no seu segmento, o icónico Adega de Borba Reserva “Rótulo de Cortiça”, uma Marca com mais de 45 anos que se impôs como uma das referência no Alentejo, o histórico Montes Claros, uma Marca que remonta a 1945 e uma das primeiras a distinguir-se pela sua qualidade singular em Portugal, o Convento da Vila que tem sido largamente reconhecido pela sua ótima relação preço/qualidade, e a recente gama de monovarietais sob a denominação de Senses. Em 2013, os seus vinhos somam 52 medalhas nos concursos nacionais e internacionais realizados.

Comentários

Mensagens populares