Esporão celebra 40º aniversário

Brancos do Esporão com rótulos de Felipe Oliveira Baptista

No ano em que a empresa comemora 40 anos, o Esporão convidou o reconhecido designer de moda português, Felipe Oliveira Batista, para desenhar os rótulos do seu vinho mais emblemático.
As primeiras colheitas a chegar ao mercado são o Esporão Reserva Branco 2012 e Esporão Private Selection Branco 2012, os melhores vinhos brancos produzidos na Herdade do Esporão. 

O Esporão Reserva Branco 2012 mantém o seu perfil tradicional, a partir das castas DOC Alentejo, Arinto, Antão Vaz e Roupeiro. As uvas foram produzidas segundo o modo de produção integrada, provenientes da Herdade do Esporão. Depois da vindima foram seleccionadas à entrada da adega. O vinho estagiou durante 6 meses, uma parte em cubas de inox, outra parte em barricas novas de carvalho americano e francês, sobre as borras finas.
Esporão Reserva Branco 2012
O resultado é um vinho de aroma rico e intenso com notas frutadas, de tangerina e pêssego, envoltas na subtileza da tosta das barricas. Na boca é cremoso, com o paladar complexo, equilibrado, preenchido pela fruta, alguma mineralidade e um final longo e fresco. O crítico de vinhos inglês Olly Smith escolhe-o para integrar a lista dos “50 Melhores Vinhos Portugueses” desde ano. 

O Esporão Private Selection 2012 é o vinho branco mais exclusivo do Esporão. De certo modo desafia o perfil clássico dos grandes vinhos do Alentejo, apresentando uma intensa personalidade e complexidade. 
Esporão Private Selection 2012
Produzido unicamente com uvas da casta Semillon em modo de produção integrada. A vindima é manual e as uvas seleccionadas à entrada da adega. Segue-se a vinificação e estágio durante 6 meses “sur lie” com “batonnage”.

Após a fermentação alcoólica, o vinho permanece em contacto com as próprias borras, que são periodicamente movidas, adquirindo uma maior intensidade aromática, corpo e textura.

O Esporão Private Selection 2012 apresenta aromas a fruta madura de registo tropical, combinadas com laivos de chocolate branco e tosta da madeira de carvalho, num conjunto complexo e harmonioso. No palato revela-se untuoso, rico e elegante, com bom equilíbrio e persistência na boca. Esta colheita foi já reconhecida com uma medalha “Grande Ouro” no Concurso de Vinhos de Portugal, promovido pela ViniPortugal, sendo um dos 16 vinhos seleccionados entre os 1007 vinhos que concorreram.

Para João Roquette, “o Esporão Reserva foi o nosso primeiro vinho, uma marca que evoluiu connosco e que eterniza em cada colheita as características únicas do território onde é feito mas também nos seus rótulos, o talento dos artistas que marcam a arte contemporânea Portuguesa”. 

“É um privilégio contar este ano com a participação do Felipe Oliveira Baptista, cuja obra seguimos e admiramos há muito tempo.”, acrescenta João Roquette. 

Felipe Oliveira Baptista, atual diretor criativo da Lacoste e um apreciador entusiástico do Alentejo e dos vinhos do Esporão, desenhou os rótulos, inspirado nas paisagens e memórias do Alentejo. “Tenho uma relação privilegiada e muito próxima com o espaço. Fiz um estudo, um levantamento no terreno e tudo começou com uma base de fotografia que depois de trabalhada resultou em algo mais gráfico, que acaba por caracterizar o meu trabalho, afirma o estilista.  

Na inspiração do rótulo esteve “a cultura do Esporão e os seus valores”. Os três rótulos (Esporão Reserva Branco e Tinto e Esporão Private Selection Branco) funcionam como um tríptico, cujas imagens são inspiradas em algumas referências da Herdade do Esporão, nomeadamente o sobreiro, a barragem e a paisagem alentejana.  

Esporão Reserva Branco 2012
75 Cl – P.V.P. 10,00 €

Esporão Private Selection Branco 2012
75 Cl – P.V.P. 19,50 €

Sobre Felipe Oliveira Baptista

Felipe Oliveira Baptista nasceu em 1975 em Angra do Heroísmo nos Açores, mas cresceu em Lisboa, cidade que deixou aos 18 anos para tirar o curso de Design de Moda na Kingston University, em Inglaterra. No seu percurso conta com passagens por marcas como como Maxmara, Christophe Lemaire e Cerrutti. Em 2003 criou a sua própria marca, Felipe Oliveira Baptista, e passou a viver permanentemente em Paris com a família. Passados dois anos, apresentou, pela primeira vez, uma coleção de alta-costura na Semana da Moda da capital francesa. É, desde 2010, Diretor Criativo da Lacoste.

Sobre o Esporão:

Fundado em 1973 por José Roquette, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. 

Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua actividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Ao lado das adegas, está o enoturismo da Herdade do Esporão.

Desde 2008, com a compra da Quinta dos Murças, está também presente na região do Douro onde produz os vinhos Assobio, Quinta dos Murças Reserva, Porto Tawny 10 anos e Porto Vintage.

O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.

Comentários

Mensagens populares