Grupo Sogevinus lidera mercado nacional de vinho do Porto

Detentor das casas de vinho do Porto Kopke, Burmester, Cálem e Barros cresce 9% em 2012.

Cálem consolida posição de marca líder em Portugal pelo segundo ano consecutivo.
Caves Cálem
O Grupo Sogevinus, que detém as centenárias casas de vinho Kopke, Burmester, Cálem e Barros, é líder no mercado nacional de vinho do Porto, segundo o Relatório Anual de Consumo de Bebidas Alcoólicas do International Wine & Spirit Research (IWSR), agora publicado. Em 2012, o grupo registou um crescimento de 9% no mercado interno, consagrando a posição cimeira entre os produtores de vinho do Porto.

Para este positivo desempenho em muito contribuiu o crescimento da marca Cálem que vê consolidada a liderança de mercado alcançada no ano passado, com um crescimento de 12% face ao período homólogo. Com uma quota de mercado de 23,5%, a Cálem regista um volume de vendas total de cerca de 2,6 milhões de garrafas em Portugal. Entre as várias categorias, o destaque vai para a carismática gama “Velhotes”, principal responsável pela performance global da marca.  
Cálem Velhotes
Também os últimos dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto agora divulgados, referentes às vendas consolidadas de vinho do Porto em 2012, reforçam a liderança da Sogevinus, atribuindo-lhe o primeiro lugar no ranking de vendas em Portugal, alcançando uma quota de mercado de 25%. Entre as diferentes categorias de vinho do Porto, a Sogevinus é também líder absoluta (mercado nacional e internacional) na categoria Porto Colheita, em que as suas marcas são amplamente reconhecidas.  

Para Gonzalo Pedrosa, Diretor-Geral da Sogevinus, “A liderança do grupo Sogevinus no mercado nacional é fruto de um trabalho de equipa, que começa na vinha e termina junto dos nossos consumidores finais. Contando com um portfólio de marcas de elevado prestígio e com posicionamentos e estratégias muito próprios e complementares entre si, consideramos responder a diferentes perfis de consumidores, que se tornam fiéis às marcas e são eles também embaixadores dos nossos vinhos”.

“A Porto Cálem é disso exemplo. Uma marca secular, que pertence à memória coletiva de todos os portugueses, mas que regista um crescimento progressivo ao longo dos anos, demostrando uma grande vitalidade e visão de futuro. E essa vitalidade comprova-se não apenas nas vendas, como no significativo número de turistas que visitam as caves Cálem, que continuam a ser as mais procuradas, tendo registado em 2012 mais de 180.000 visitas”, acrescenta o responsável.
Caves Cálem
Com mais de 150 anos, a Porto Cálem continua a apresentar um crescimento contínuo, tendo registado um incremento médio anual (CAGR) de 7% nos últimos cinco anos. Líder incontestável de mercado, a casa de vinho do Porto afirma-se como a marca de referência dos portugueses. Produz anualmente mais de 5 milhões de garrafas que são vendidas em Portugal e ainda em mais de 50 mercados internacionais, entre os quais: Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, França, Alemanha e Brasil.  

O Annual Report on Consumption of Alcoholic Drinks, publicado pelo IWSR em maio de 2013, quantifica o mercado global de bebidas alcoólicas em volume e valor, e fornece insights sobre tendências de curto e longo prazo. Mais informações em http://www.iwsr.co.uk/ 


No mercado desde 1998, e presente em mais de 60 países, a holding portuguesa Sogevinus Fine Wines assume-se como um dos players mais destacados e completos do sector, com um portfólio diversificado que reúne um mix de produtos único. Líder na categoria de vinhos do Porto “Colheita”, a Sogevinus distingue-se pela aposta contínua na qualidade, na excelência e no valor das suas marcas, crucial para alcançar objectivos tão importantes quanto alargar a base de consumidores de vinho do Porto e conquistar novos públicos tanto a nível nacional como internacional.

Comentários

Mensagens populares