PDWS 2012 - Harmonizações com Vinho do Porto

Decorreu no dia 30 de Novembro de 2012 no âmbito do Porto e Douro Wine Show 2012 uma prova de harmonização de vinhos do Porto, apresentada pelo Chefe José Cordeiro e pelo enólogo Pedro Sá da Sogevinus.

Chefe José Cordeiro e Enólogo Pedro Sá

1ª Mini cubo de salmão marinado com maionese suave de iogurte e açafrão com rebentos de coentros, com Cálem Branco 10 anos.
A acidez e frescura do vinho combina com o salmão marinado em sal 24 horas e posteriormente em água salgada. O iogurte combina com os sabores e aromas de mel do vinho. Muito bom.

2ª Bolinha de azedo e alheira de javali ao molho creme de marmelada Portuguesa com Burmester LBV 2007
Muito boa a combinação entre a fruta do vinho com o creme de marmelada, e a acidez da alheira de javali com os taninos do vinho. Adorei.

3ª Doce de leite condensado com raspa de laranja e pó de nozes com Kopke Colheita 1987.
Perfeito os caramelos do vinho combinam com o leite condensado, os aromas e sabores de noz do vinho combinam na perfeição, a casca de laranja combina com a acidez enorme do vinho. Fabuloso.

Um prova excelente onde todas as potencialidades da gastronomia e vinho do Porto foram elevadas e combinadas no seu expoente máximo por dois peritos nos temas. Estão todos os intervenientes de parabéns, excelente.

Comentários

Mensagens populares