Cipressi Nizza DOCG 2020

🍇 Explorando a elegância da Barbera no coração de Nizza DOCG

Hoje, convido a juntarem-se a mim numa jornada sensorial pela bela região de Nizza DOCG, localizada em Piemonte, no norte de Itália. A zona de Nizza cobre uma área relativamente grande e montanhosa imediatamente ao sul da cidade de Asti, e em torno da cidade de Nizza Monferrato. O nosso guia nesta viagem é o respeitado produtor Michele Chiarlo, e a estrela da noite é o Cipressi Nizza DOCG 2020, um vinho que captura a essência da casta Barbera em seu esplendor.

🍷 Nota de Prova: Uma dança de sentidos

Visão 👀: Ao observar este vinho no copo, é impossível não se encantar com sua cor rubi de intensidade média, que reluz com clareza e brilho. É como admirar uma obra de arte que captura a essência das vinhas de Barbera em Nizza.

Olfato 👃: Ao trazer a taça ao nariz, você será recebido por uma sinfonia de aromas. Começa com a intensidade média de frutas vermelhas e negras, onde as cerejas e os frutos do bosque se destacam, como se você estivesse colhendo essas frutas frescas. Logo após, surgem notas delicadas de ervas aromáticas e um toque de especiarias, que evocam uma caminhada pelas colinas do Piemonte.

Paladar 👄: Ao provar este vinho, você descobrirá que ele é seco e que os taninos são suaves e elegantes, criando uma sensação aveludada. Com um teor alcoólico médio (+), acidez média e corpo médio (+), este vinho é estruturado e suculento. Os sabores de cerejas e frutos silvestres dançam no paladar, enquanto a riqueza e a elegância persistem. O final é uma experiência que proporciona grande prazer, convidando a saborear cada gole.

🍽️ Harmonização: Encontros deliciosos

Risotto de Cogumelos 🍄: A textura aveludada deste vinho faz dele o acompanhamento perfeito para um risotto de cogumelos. Os sabores frutados se harmonizam com a terra dos cogumelos.

Queijos Italianos 🧀: Queijos italianos, como Parmigiano-Reggiano ou Pecorino, são ótimas escolhas. A complexidade do vinho complementa a intensidade desses queijos.

Costeletas de Cordeiro 🍖: Se você preferir pratos mais substanciais, as costeletas de cordeiro grelhadas são uma escolha excecional. Os sabores frutados e as especiarias deste vinho realçam a carne suculenta.

🌟 Conclusão: Michele Chiarlo e o Cipressi Nizza

Michele Chiarlo é um verdadeiro mestre na arte de produzir vinhos italianos de qualidade excecional. O Cipressi Nizza DOCG 2020 é uma expressão magnífica da casta Barbera e da região de Nizza. Cada gole conta a história das vinhas e do cuidado que vai para cada garrafa.

Se você está pronto para uma jornada sensorial que celebra a tradição vinícola italiana, o Cipressi Nizza é uma escolha que o levará a um mundo de aromas e sabores inesquecíveis. Brinde à paixão de Michele Chiarlo e à beleza deste vinho extraordinário.


Castas: 100% Barbera
Região: Itália – Piemonte – Nizza DOCG

Vinha: La Court Cru – Michele Chiarlo


A minha nota pessoal: FB 90

Excelência: 92-100
Excepcional: 90-95
Bom/Muito Bom: 80-89
Mediano: 70-79
Pobre: 60-69
Não aceitável: 50-59


Website: Michele Chiarlo

Website: Michele Chiarlo Cipressi Nizza DOCG

Ficha técnica: Cipressi Nizza DOCG 2020

Comentários

Mensagens populares