Gustatio - Harmonização I
Entrada
Falsa vieira, salicórnia com lascas de presunto Pata Negra sobre mousse de ervilhas com notas de caviar de caracol do Algarve. Chefe Vasco Sampaio (Tivoli Carvoeiro).
Vinho do Porto
![]() |
Valriz Branco Seco Very Old White (1900-1927-1960) |
Vinho com uma cor límpida, brilhante, intensidade média, com uma tonalidade castanha, bordo branco, nariz limpo sem defeitos, elegante, agradável, com uma intensidade aromática pronunciada, complexo, aroma a frutos cítricos, ligeiro vinagrinho, mel, frutos secos, amêndoas, aromas minerais, apetrolados.
Na boca é um vinho de intensidade alta, seco (56gr açúcar/lt) de acidez elevada, fabulosa e refrescante, aveludado, uma secura muito agradável que limpa boca, final muito persistente e agradável.
![]() |
Valriz Branco Seco Very Old White (1900-1927-1960) |
É um vinho de com um nível de qualidade de excelência, elegante, gracioso e longo, que dá um enorme prazer. Ver nota pesssoal aqui.
Harmonização
Prato bem confecionado e excelente apresentação, com predominância de sabores vegetais e herbáceos da falsa vieira e mousse de ervilhas, terroso do caviar de caracol, ligeira salinidade da salicórnia e do presunto, uma harmonia por similaridade muito bem conseguida.
Combinou na perfeição com a secura do vinho tornando o vinho mais doce, o presunto com a sua textura e gordura foi o elo de ligação com o vinho, apaziguando a sua acidez, o mineral do vinho ligou muito bem com o sabor mais terroso das ovas de caracol (Caviar Branco).
![]() |
Valriz Branco Seco Very Old White (1900-1927-1960) |
Prato e vinho com intensidades similares funcionaram na perfeição. A ideia do Chefe Vasco Sampaio funcionou na perfeição, uma frescura intensa. Parabéns ao Chefe, adorei.
Comentários
Enviar um comentário