Vinhos Douro: Quinta de Cidrô com novas colheitas de Pinot Noir e Touriga Nacional

Depois de novas colheitas no que toca ao rosé e a cinco brancos e de uma novidade absoluta – Quinta de Cidrô Marquis branco 2014 –, é a vez da Real Companhia Velha começar a lançar os tintos da Quinta de Cidrô
Quinta de Cidrô com novas colheitas de  Pinot Noir e Touriga Nacional
De anos seguidos; os dois de uma só casta; uma estrangeira e a outra 100% nacional e a porta-estandarte das castas portuguesas, assim que se pode resumir a chegada do ‘Quinta de Cidrô Pinot Noir 2014’ e do ‘Quinta de Cidrô Touriga Nacional 2015’ ao mercado global. 
Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2014
Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2014 
Para se chegar ao ‘Quinta de Cidrô Pinot Noir’, agora na colheita de 2014, é feita uma cuidadosa selecção nas parcelas desta casta, de forma a colher uvas em diferentes níveis de amadurecimento e produção, a fim de maximizar a qualidade e a expressão varietal em termos de acidez e carácter. 
Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2014
Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2014
Parte das uvas são desengaçadas manualmente; durante a fermentação é utilizado o método manual de “baixar a manta”, a fim de a conseguir uma extracção suave, capaz de providenciar aromas delicados. O estágio ocorre por um período de 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 30% madeira nova. 

De cor rubi, este é um Pinot Noir com muita elegância e finesse, a revelar notas típicas de cereja e groselha harmoniosamente integradas com nuances de baunilha. Um final de boca longo e frutado, que se aperfeiçoa após umas horas de decantação. Nas recomendações gastronómicas está o cabrito ou cordeiro assado no forno e empadão de perdiz.
Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2015
Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2015
O ano de 2015 traduziu-se em tintos de grande qualidade, que se mostram concentrados e muito complexos. Foi o que aconteceu com ‘Quinta de Cidrô Touriga Nacional’, um monovarietal feito a partir de uma cuidadosa selecção de uvas, fermentadas em cubas médias de inox com controlo de temperatura, tendo 50% do vinho estagiado em barricas de carvalho francês por um período de 12 meses.
Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2015
Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2015
Este Touriga Nacional é um vinho complexo com grande carácter varietal: aromas a frutos vermelhos e acentuadas notas florais. Embora intenso e expressivo, revela-se um vinho fresco e elegante, que dá imensa satisfação enquanto jovem e vibrante, sem contudo deixar de surpreender quem opte por aguardar a evolução em garrafa. A servir com pratos de caça, carne vermelha e queijos.

INFORMAÇÃO TÉCNICA
Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2014 . Vinho Regional Duriense
PVP: €15,00  •  Garrafas: 4.000  •  Álcool: 13,5%  •  Acidez Total: 6,00g/l  •  pH: 3,60    
Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2015. DOC Douro
PVP: €14,00  •  Garrafas: 30.000  •  Álcool: 13,5%  •  Acidez Total: 5,57g/l  •  pH: 3,58    

Comentários

Mensagens populares