Prova Super Toscanos

"Super Toscanos" é um termo para descrever um número de vinhos tintos que não aderiram às leis vinícolas da Toscana. As leis D.O.C bem planejadas foram introduzidas na década de 1960, no entanto, esta legislação fez pouco para melhorar a qualidade e a imagem do vinho italiano.

Na década de 1970, alguns vinicultores da Toscana começaram a experimentar variedades francesas de uva e novos métodos. Estes vinhos de vanguarda não atendiam aos requisitos para o D.O.C. status, e apesar de serem alguns dos melhores vinhos já feitos na Itália, eles foram rotulados com a designação "Vino de Tavola" (vinho de mesa).

À medida que sua reputação crescia, esses "vinhos de mesa" obtiveram preços mais elevados do que os famosos vinhos de Barolo e Brunello.
Em 1992, o governo italiano criou uma nova categoria de vinho chamada I.G.T para elevar os Super Toscanos ao seu devido valor.

Alguns Super Toscanos, como Solaia, Ornellaia e Masseto, são baseados em varietais de Bordéus, como Cabernet Sauvignon e Merlot. Outros, como Tignanello, misturam o próprio Sangiovese da Toscânia com estes varietais de Bordéus.

A maioria dos Super Toscanos são altamente coleccionáveis e para permanecer muito tempo em adega.

Pietraregia dell’ Ammiraglia Tinto 2010
Pietraregia dell’ Ammiraglia Tinto 2010
Magret de pato e doce de frutos vermelhos.
Vinho com uma cor límpida, intensidade média, rubi claro com tonalidades purpúreas. Nariz limpo sem defeitos, com um intensidade aromática média, aroma frutado a ameixa madura, com toques de groselha e cereja, floral dominado por violeta. Na boca taninos elegantes, notas picantes de cravo e preto, final agradável e persistente. Combinou com um magret de pato e doce de frutos vermelhos.

Ammiraglia Tinto 2011
Ammiraglia Tinto 2011
Polenta de galinha
Vinho com uma cor límpida, com uma intensa cor vermelha rubi com destaques roxos. O componente da fruta do nariz é intenso com notas intensas de frutas da floresta, passas e cereja, taninos suaves. O final é persistente, rico e elegante. Combinou muito bem com uma polenta de galinha.

Il Borro Tinto 2011
Il Borro Tinto 2011Il Borro Tinto 2011
Lasanha de cogumelos e queijo parmesão
Vinho com uma cor límpida, e rubi intensa, com reflexos violetas. No nariz é limpo sem defeitos, cheio e intenso, concentrado, com notas de mato e com aromas picantes. É seco, com bom corpo e taninos macios, com boa consistência, bem integrados e persistentes. Harmonização perfeita com uma lasanha de cogumelos e queijo parmesão.
       
Tignanello Tinto 2014
Tignanello Tinto 2014Tignanello Tinto 2014
  
Vinho com uma cor límpida, intensidade média, com uma tonalidade rubi, laivos violeta, nariz limpo sem defeitos, com uma intensidade aromática pronunciada de fruta vermelha, juntamente com notas de baunilha, chocolate e couro, madeira bem integrada. Na boca muito elegante, fresco, taninos firmes mas suaves, sedosos, corpo médio, excelente equilíbrio, com um bom final e persistência. É um vinho muito equilibrado e harmonioso, com um nível de qualidade de excelência. Combinou com um bife dando uma riqueza enorme à carne.
        
Solaia Tinto 2009
Solaia Tinto 2009Solaia Tinto 2009
Costeleta de borrego
Vinho com uma cor límpida, intensidade profunda, com uma tonalidade rubi, bordo cor de tijolo, alaranjado, nariz limpo sem defeitos, com uma intensidade aromática pronunciada, muito complexo, aromas iniciais a cerejas pretas, frutos vermelhos, framboesas, especiarias, alcaçuz e café. Na boca é um vinho seco, intenso, potente, amplo, macio, aveludado, taninos muito elegantes, encorpado, acidez, frescura, intensidade na boca alta, encorpado, com um final de boca interminável de fruta intensa. É um vinho com um nível de qualidade de excelência. Harmonizou na perfeição com uma costeleta de borrego, elevando o prato a um nível superior.

Vinhos Frescobaldi

Comentários

Mensagens populares