Aguardentes Mouchão: o outro lado de Alicante Bouschet

Falar de Alicante Bouschet encontrou a primeira casa no Alentejo. Conhecida como a casta estrangeira não é apenas falar de grandes vinhos. A casta rainha da Herdade do Mouchão revela a sua versatilidade na produção de aguardentes. 

Nasceu em França, mas foi na Herdade do Mouchão que Alicante Bouschet encontrou a primeira casa no Alentejo. Conhecida como a casta estrangeira mais portuguesa de Portugal, não deixa ninguém indiferente pelas suas caraterísticas únicas. É capaz de preencher um vinho de cor e de sabores intensos, conferindo-lhe estrutura e corpo.

Afirmado o seu potencial na produção de vinhos de elevada qualidade, surgiu a vontade de desafiar a performance da casta noutros néctares, em particular na produção de aguardentes, uma das mais antigas tradições portuguesas. Na Herdade do Mouchão, os primeiros testes remontam a 1929, altura em que foi construída uma destilaria de produção artesanal, a mesma que ainda hoje é utilizada para a produção das suas duas aguardentes bagaceiras.

Aguardente Bagaceira Velha
O primeiro exemplo, a Aguardente Velha, conquista logo pelo olhar. De cor âmbar, sugere um aroma de grande complexidade conferido pela madeira. A base de Alicante Bouschet encontrou a primeira casa no Alentejo. Conhecida como a casta estrangeira confere-lhe corpo e estrutura complexa, deixando-se domar pela enorme frescura proveniente do microclima da Herdade. A escolha ideal para finalizar uma refeição mais substancial, acompanhada por um café, tarte merengada de limão ou chocolate preto.
Aguardente Bagaceira Alicante Bouschet
Mais jovem, a Aguardente Alicante Bouschet herda na íntegra o perfil da casta que lhe confere um aroma límpido e fresco, marcado pelas especiarias. Na boca, uma elegante persistência que se mantem suave no tempo. A embalagem acompanha-lhe a elegância, composta por uma sofisticada caixa com gravações a prateado.

Conta a história que a aguardente era vista como “a água da vida”, não apenas pela cor translúcida, mas pela crença na sua capacidade de prolongamento da vida e cura de doenças. No decorrer do tempo, afirmou-se como digestivo de eleição, estando hoje a reinventar-se como bebida mais jovem e versátil.

PVP: 44,90€

PVP: 39,90€


Comentários

Mensagens populares