h’OUR: vinhos e azeite do Douro no Mercado de S. Domingos no Porto

Depois de terem estado no Mercado de Vinhos do Campo Pequeno, em Lisboa, é agora a vez dos vinhos e azeite h’OUR – lançados recentemente pela Parceiros Na Criação (PNC) – rumarem ao Porto para marcar presença no Mercado de S. Domingos, que se realiza este fim-de-semana no Palácio das Artes (Largo de S. Domingos, 16 - 22, 4050 Porto): Sábado, das 11h00 às 21h00, e Domingo, das 11h00 até às 20h00. 

Mercado de S. Domingos

Em mostra vão estar os três produtos da PNC, ou seja, o h’OUR branco 2012, o h’OUR tinto 2010 e o h’OUR azeite virgem extra 2012. Já em prova e venda estão apenas disponíveis os dois últimos, uma vez que o branco já está esgotado – na produção, estando ainda disponível em alguns pontos de venda.
O ‘h’OUR tinto 2010’ – do qual se produziram 3066 garrafas – é um vinho intenso e dominado por frutos pretos, especiarias e cacau. No paladar é frutado, com ligeiras sensações balsâmicas e abaunilhadas. Predominam uvas de Vinhas Velhas, Touriga Nacional e Sousão, castas que lhe conferem tipicidade do Douro. Embora com a acidez perfeita para ser apreciado desde já, tem potencial de evolução em garrafa. Ideal para acompanhar qualquer tipo de carne, pastas e queijos.

O ‘h’OUR azeite virgem extra 2012’ é um azeite de categoria superior obtido unicamente por processos mecânicos e produzido com azeitonas de oliveiras centenárias e autóctones, onde predominam as variedades Cobrançosa, Madural, Negrinha e Verdeal. A azeitona foi colhida manualmente e transportada directamente para o lagar onde o azeite foi extraído a baixas temperaturas.

O Mercado de S. Domingos é um evento e espaço que vai juntar vinhos e produtos gourmet, ideais para oferecer ou ter na mesa este Natal. A entrada tem um custo de € 2,00, dedutíveis na compra dos produtos expostos.

Sobre a Parceiros Na Criação e a marca h’OUR:

Parceiros Na Criação (PNC) é uma empresa duriense de produção e comercialização de vinho e azeite. Chegou ao mercado em 2013 com um vinho branco, um vinho tinto e um azeite virgem extra, todos com a marca h’OUR. PNC é a sigla da empresa, mas também as iniciais dos apelidos do jovem casal Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho – e da filha de ambos, Maria Teresa –, parceiros na criação deste novo projecto no Douro, que aposta na qualidade em detrimento da quantidade. O nome h’OUR surgiu de forma espontânea e conjuga o duplo significado de “hour” (hora) e de “our” (nosso). A escolha de um nome em inglês prende-se com a aposta no mercado externo, sem nunca “abandonar” o nacional. “Chegou a hora de partilhar o que é nosso... O nosso que queremos que seja vosso!!” é o conceito por detrás da marca, cuja identidade gráfica remete para o fruto (a uva redonda e as suas grainhas), o relógio, a partilha e a união, quer na criação, quer na degustação. Duriense de família e de coração, João Nápoles de Carvalho sempre teve um carinho muito especial pela região. Viveu parte da sua infância em Barcos, concelho de Tabuaço, tendo voltado ao Douro para cursar Gestão Agrária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tirar o curso de jovem agricultor. Quando o pai e o tio fizeram partilhas, João decidiu assumir a gestão e a produção da propriedade do pai, o que acontece desde 1996. O gosto pela terra e a vontade de dar continuado ao legado da família fê-lo despertar para a sua verdadeira vocação: a agricultura. Juntamente com a mulher – que, para casar, deixou Lisboa e rumou ao Douro, lançando-se num novo desafio profissional como consultora em comunicação e relações públicas –, achou que seria a altura ideal para “fazer o gosto ao dedo” e passar da produção de uva e olival à produção e comercialização de vinho e azeite. E assim nasceu este projecto familiar...  

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