Taylor’s lança Very Very Old Tawny Port para comemorar o jubileu de platina da rainha Isabel II

 Um vinho sublime para celebrar um extraordinário reinado.

No dia 6 de Fevereiro de 2022, Isabel II tornou-se a primeira monarca britânica a celebrar um jubileu de platina, marcando 70 anos de serviço ao povo do Reino Unido e à Commonwealth.

“Para celebrar este aniversário sem precedentes, a Taylor’s, detentora do alvará real de fornecedor de Vinho do Porto a HM Queen Elizabeth II, decidiu engarrafar o Taylor’s Very Very Old Tawny Port. Este excepcional vinho do Porto é elaborado a partir dos melhores vinhos das nossas extensas reservas de vinhos velhos, que têm estado a envelhecer em cascos de carvalho, desde que a rainha sucedeu ao trono, atestando silenciosamente o extraordinário reinado de Isabel II como a monarca com o reinado mais longo da história britânica.” afirmou Adrian Bridge, Director Geral da Taylor’s, e acrescentou: “Estamos muito satisfeitos por nos associarmos a uma comemoração tão excepcional com o lançamento de um vinho do Porto único. Este é o vinho perfeito para fazer um brinde à rainha Isabel II.”

Os vinhos seleccionados para o lote desta edição limitada foram escolhidos individualmente e lotados pelos provadores da Taylor’s. A atenção ao detalhe é exibida no paladar deste vinho extraordinário, onde aromas de anis, maçapão, marmelo e subtis notas de caramelo, se sobrepõem com um refinamento surpreendente e uma acidez muito equilibrada. As décadas de envelhecimento em madeira concentraram este vinho quase a uma essência, produzindo aromas intensos e complexos de nozes e especiarias, evidenciados por uma acidez crocante que confere ao vinho uma frescura atraente.

O pioneirismo da Taylor’s e a total dedicação aos mais altos padrões de qualidade do Vinho do Porto estão condensados neste vinho, que combina elegância e equilíbrio, bem como poder subtil e persistência. Que melhor forma de celebrar o jubileu de platina de Isabel II do que com um notável vinho do Porto Taylor's.

O Taylor’s Very Very Old Tawny Port Platinum Jubilee é apresentado na clássica garrafa fosca dos tawnies de idade da Taylor’s, numa elegante caixa de madeira de faia. Esta edição limitada de 2.000 garrafas vai estar disponível na loja das Caves Taylor’s a durante o mês de Março, com o PVP de 490€.

Notas de prova

Cor mogno vivo com bordo ocre claro. Nariz opulento e inebriante envolto de notas de caixa de charutos, café torrado, pétalas de rosa prensadas e um toque de gengibre. Apresenta um bouquet intenso de mel de urze com algum couro chamuscado, notas de carvalho fino, cinco especiarias e figos. Maravilhosa estrutura aromática que envolve o nariz, seduzindo-nos desde o primeiro gole.

No palato apresenta uma concentração maravilhosa e uma acidez brilhante e atrevida. Notas de anis, maçapão, marmelo, casca de laranja cristalizada, melaço, cardamomo e um toque subtil de caramelo. A sinfonia de sabores que desperta os nossos sentidos é precisa, em equilíbrio e sedução. Um surpreendentemente refinado e bem construído Tawny. Perfeito para celebrar o Jubileu de Platina da Rainha Isabel II.

As Caves Taylor’s:

As caves Taylor’s são autênticas ‘catedrais do vinho’, construídas há vários séculos fornecem as condições ideais para o longo e suave envelhecimento do vinho do Porto. Com grossas paredes de granito e tectos muito altos conservam uma temperatura baixa e constante ao longo do ano. Muito importante é também a proximidade das caves ao rio Douro e ao oceano Atlântico, que fornecem a humidade necessária a um bom envelhecimento, pois limitam a evaporação. Esta evaporação, essencial ao excelente envelhecimento dos Tawnies, permite o desenvolvimento de um fungo preto sobre as telhas das caves, responsável pela característica cor escura dos telhados das caves do vinho do Porto.

A Taylor’s:

A Taylor’s é uma das primeiras e históricas casas de vinho do Porto, tendo sido estabelecida em 1692. Empresa familiar desde a sua fundação dedica-se exclusivamente à produção de vinhos do Porto de grande qualidade, desde o plantio da vinha e cultivo das uvas à elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos lotes de vinhos. O compromisso da família com o futuro do vinho do Porto é também demonstrado na sua determinação em preservar o ambiente único da região do Douro, através da promoção de uma viticultura sustentável, nas suas dimensões ambiental, social e económica. A empresa é sobretudo conhecida pelos seus elegantes e longevos vinhos do Porto Vintages, que estão entre os mais reconhecidos, procurados e coleccionáveis, provenientes da emblemática Quinta de Vargellas e das Quintas da Terra Feita e Junco.  A casa foi a criadora do LBV (Late Bottled Vintage), um estilo no qual a empresa foi pioneira e do qual continua a ser o principal produtor, tendo ainda sido pioneira no lançamento do Chip Dry, o primeiro Porto Branco Seco e no lançamento do primeiro Vintage Single Quinta. A Taylor’s é também reconhecida como o mais importante produtor de Tawnies de Idade e possui uma das mais extensas reservas de vinhos do Porto envelhecidos em casco.

Mais informações em Taylor’s Very Very Old Tawny Port

Comentários

Mensagens populares