Masterclass de vinhos do Porto Vintage

A produtora de vinhos de categoria premium vai realizar, em primeira mão, em direto no Instagram no dia 19 de maio (em inglês) e no dia 21 (em português), uma prova de uma amostra do Churchill’s Quinta da Gricha Vintage Port 2018, integrada numa Masterclass de vinhos do Porto Vintage.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 20200518_122218.jpg

Não será um lançamento mas sim a possibilidade de os fãs da Churchill's e amantes de vinho do Porto, que comprarem online o E-Tasting kit, poderem provar uma ‘amostra de casco’ do Single quinta Vintage – Churchill’s Quinta da Gricha Vintage Port 2018. Um vinho que será engarrafado e ficará guardado nas caves da empresa para lançamento futuro.Este é um Vintage “bem estruturado e elegante com a frescura, pureza de fruta e tensão associadas aos vinhos desta Quinta”, afirma John Graham. O fundador e enólogo principal da casa adianta que “as condições climáticas difíceis de 2018 originaram comportamentos diferentes das vinhas na Região do Douro. No caso específico das vinhas da Gricha, a exposição virada a Norte e a localização bem arejada permitiram ultrapassar essas dificuldades e obter-se uma maturação equilibrada e completa, dando origem a vinhos que expressam ao máximo o potencial único desta propriedade”.

Os Vintages da Quinta da Gricha são vinhos artesanais com mínima intervenção, resultantes de vindima manual, fermentação natural mais prolongada, com engaço, e pisa 100% a pé em lagares de pedra. A Churchill’s tem lançado vinhos do Porto Vintage da Gricha todos os anos, desde 1999, com exceção apenas de 2002 e 2010. A produção deste single quinta Vintage é sempre reduzida, no caso do 2018 será de cerca de 450 caixas.

O ano de 2017-2018 foi um ano atípico, quando comparado com os anos anteriores. O inverno foi frio e seco, choveu muito na primavera e o verão começou frio e com chuva, mas terminou extremamente quente e seco. Esta instabilidade climática reduziu o rendimento em cerca de 30%. Apesar disso, “a equipa da enologia da Churchill's considerou que as uvas da Quinta da Gricha expressavam na plenitude as características únicas do seu terroir, pelo que decidiu produzir o seu Single Quinta”, explica Ricardo Pinto Nunes, diretor de produção da empresa.

Assim, “este é um vinho de cor preta retinta até ao bordo violeta. No nariz, tem aromas intensos de mirtilos em conjunto com nuances de mentol e lavanda”, diz John Graham. “É focado, tenso e preciso em boca, mostrando um carácter mineral e vibrante, com uma veia de acidez natural juntamente com uma firme estrutura tânica, resultando num vinho elegante, puro e com excelente potencial de envelhecimento”, considera o fundador da Churchill's.

As ‘Masterclasses virtuais de Vinho do Porto’ deste mês resultam do sucesso das ‘Conversas virtuais com Enólogos’, realizadas em abril pela Churchill's, continuando assim a aproximar a sua comunidade num momento de distanciamento social.

A prova de Vinhos do Porto Vintages será transmitida em direto no Instagram da Churchill’s nos dias 19 (em inglês) e 21 de maio (em português), às 20h00, e terá a duração de uma hora, incluindo perguntas e respostas aos enólogos e convidados (https://www.instagram.com/churchills_port/). Os seguidores da Churchill’s poderão acompanhar a prova ao mesmo tempo que os enólogos, já que a empresa tem à venda na sua loja online o E-Tasting kit, com envio gratuito para Portugal. Tal como nas edições anteriores, as Masterclasses serão depois publicadas online no canal de YouTube da Churchill’s.

Nesta Masterclass, John e Ricardo, os dois enólogos da casa, vão apresentar uma prova vertical de Vinhos do Porto Vintage da Churchill’s, começando pelo LBV, passando pelo Churchill’s Vintage Port 1994 e pelo Churchill’s Vintage Port 2014 (com 20 anos de diferença entre eles), uma prova de edição limitada diretamente da nossa enoteca do Quinta da Gricha Vintage Port 2005, e terminando então com a oferta de uma ‘amostra de casco’, em primeira mão, do ainda não engarrafado single quinta vintage - Churchill’s Quinta da Gricha Vintage Port 2018.

Website : Churchill's

Comentários

Mensagens populares