QUINTA DO MONTE XISTO 2015 CONQUISTA 95 PONTOS NA REVISTA WINE ADVOCATE DE ROBERT PARKER

O vinho Quinta do Monte Xisto 2015, distribuído em Portugal pela PrimeDrinks, obteve uma pontuação de 95 pontos numa escala de 0 a 100, atribuídos pelo conceituado crítico de vinhos Mark Squires, na revista Wine Advocate, publicação norte-americana de referência no setor do vinho.

Quinta do Monte Xisto 2015
Quinta do Monte Xisto 2015
A colheita de 2015 do vinho Quinta do Monte Xisto, um blend das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão, com 18 meses de estágio em barricas novas e velhas de carvalho francês e austríaco é classificado no artigo como um vinho “maravilhosamente elegante, com boa concentração e com uma intensidade clássica no sabor”.

Mark Squires, refere ainda na sua análise sobre o Quinta do Monte Xisto 2015 que é “fresco e gracioso como em 2012, mas concentrado como em 2011, e claramente mais saboroso”. Todas as colheitas desde 2011, ano de lançamento do vinho, foram pontuadas acima dos 90 pontos.

No artigo é ainda dado grande destaque ao elevado potencial de envelhecimento do vinho, considerando a sua longevidade até 2050. 
Para João Nicolau de Almeida, da Quinta do Monte Xisto, “esta pontuação é a prova do esforço e do trabalho realizado por toda a equipa da Quinta do Monte Xisto e revela a qualidade dos vinhos aqui produzidos”.

A Quinta do Monte Xisto, com 10 hectares de vinha própria, assume-se como um produtor biológico e biodinâmico, com uma clara missão de manter a biodiversidade do terroir, tanto da vinha como da região onde se insere.

QUINTA DO MONTE XISTO 2015
Castas: Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (35%) e Sousão (5%).

Vinificação: As uvas foram vindimadas manualmente e transportadas para a adega em caixas de 20kg. Foram vinificadas em lagares com pisa a pé. A fermentação desenvolveu-se ao longo de 6 dias no lagar com leveduras indígenas. Seguiu-se um estágio de 18 meses em pipas de 600 litros.

Notas de Prova: Imaginemos que as diferentes notas de um piano correspondem aos diferentes sabores do vinho. A Quinta do Monte Xisto é um piano. Na encosta virada a Norte extraímos os sons mais agudos: a acidez, a frescura, a “finesse", a alegria, a juventude. Na outra encosta, virada a Sul, são extraídos os sons mais graves: o volume, o corpo, a estrutura, potência, intensidade de fruto. Aos tons agudos da mão esquerda e aos graves da mão direita são adicionados as notas intermédias, os sustenidos, os bemóis, equivalentes às diferentes altitudes a Norte e a Sul que em pequenas quantidades vão imprimir ao vinho complexidade, sensualidade e uma multiplicidade de agradáveis surpresas. O final é forte, solto e expressivamente amigável. “O ouvinte” regala-se com a sinfonia 2015 da Quinta do Monte Xisto….!

Informação Técnica: Região: Douro DOC, sub-região Douro Superior I Solo: Xisto I Altitude das vinhas: 200-300m Condução das vinhas: cordão unilateral e poda tradicional I Álcool: 13,5%   pH: 3,71 I Açúcar residual< 2g/L I Produção: 6000 garrafas

PVPR = Preço de venda recomendado em carta de vinhos na restauração: 65€*
*A responsabilidade dos preços de venda ao publico dos produtos da Primedrinks é unicamente do cliente que os define e pratica. A Primedrinks limita-se a sugerir preços de venda recomendados para os seus produtos, sendo cada cliente inteiramente livre de seguir ou não tal recomendação.

Comentários

Mensagens populares