'Grandjó Late Harvest 2012’: o afamado Colheita Tardia da Real Companhia Velha em nova edição

A Real Companhia Velha tem já no mercado a tão aguardada colheita de 2012 do seu afamado ‘Grandjó Late Harvest’, uma edição que foi duplamente distinguida pelo crítico que vinhos João Paulo Martins: na Revista de Vinhos ao pontuá-lo com 18 valores, distingui-lo com o selo de “boa compra” e destacá-lo “para a cave”; e no seu Guia ‘Vinhos de Portugal 2016’ ao elegê-lo como o “Melhor(es) Vinho(s) de Colheita Tardia” que se produz no nosso país.
Grandjó Late Harvest 2012
Grandjó Late Harvest 2012
O especialista descreve-o como “o melhor que se produz em Portugal e dos melhores (se não mesmo o melhor) alguma vez produzido pela Real Companhia Velha. Não nos cansamos de afirmar: este é um branco doce de classe mundial. E tudo isto abaixo dos 20 €. Que maravilha!.”.

Feito cem por cento com uvas da casta Sémillon, provenientes de vinhas plantadas na Quinta do Casal da Granja, em Alijó – e por isso baptizado de Grandjó –, este é um vinho bastante peculiar. Para chegar ao copo do consumidor tem que reunir, principalmente, na vinha condições especiais: manhãs de nevoeiro e tardes soalheiras, que permitam o desenvolvimento de botrytis cinerea, o fungo responsável pela podridão nobre, o factor-chave de sucesso nesta equação. A última colheita lançada tinha sido a de 2008, o que o torna raro. 

Esta foi a primeira colheita com a assinatura do enólogo Jorge Moreira, que o descreve como um vinho limpo, brilhante e de cor amarelo dourado, demonstrando todas as características deste tipo de néctar. O aroma é complexo, com notas citrinas, de alperce, passas e mel, em combinação com nuances de baunilha e aromas tostados provenientes do estágio em madeira. Na prova, o ‘Grandjó Late Harvest 2012’ enche o paladar com uma doçura volumosa, uma untuosidade glicérica e um final de prova persistente. Graças à sua acidez viva e a combinação de nectár doce com um vasto leque de sabores, deixa o paladar limpo e fresco.

Um néctar D’ouro do qual foram produzidas apenas 6.600 garrafas de 375ml, à venda por € 19,00 a garrafa, a solo ou em caixa de madeira com três unidades. 

Comentários

Mensagens populares