Moscatel de Setúbal Xavier Santana no TOP 10 Mundial

O Moscatel de Setúbal Xavier Santana 2012 é o único moscatel português a figurar no TOP 10 de 2015 dos Melhores Moscatéis do Mundo. A distinção acaba de chegar de França e é atribuída pelo Concurso Internacional Muscat du Monde - considerado um dos melhores eventos internacionais de vinhos moscatel, pela representatividade e pelos rigorosos métodos de avaliação – e resulta das 10 melhores classificações dos moscatéis que receberam medalha de ouro. 
Na 15ª edição do concurso foram ainda distinguidos o Moscatel de Setúbal Superior 2005 - Casa Ermelinda Freitas, com medalha de ouro, e o Moscatel de Setúbal 2013 – Adega de Palmela, com medalha de prata, levando para a região da Península de Setúbal três das quatro medalhas portuguesas alcançadas. 

O concurso, que decorreu nos dias 1 e 2 de Julho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade - França, teve em prova 209 moscatéis de 22 países. O júri internacional atribuiu 69 medalhas, 24 de ouro e 45 de prata. Portugal é, a seguir a França e Espanha, o país mais medalhado, com um total de duas medalhas de ouro e duas de prata.
Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal - produzidos a partir destas duas castas – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra. A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade responsável pela certificação dos vinhos DO Setúbal, ciente deste reconhecimento apostou no início de 2013 num site dedicado ao Moscatel de Setúbal – www.moscateldesetubal.pt, onde inclui diversa informação sobre o Moscatel de Setúbal.  

Muscats du Monde 2015 - Resultados da Península de Setúbal:

Medalha
Produtor
Vinho
Ano
TOP 10 | Gold
XAVIER SANTANA SUCESSORES LDA
Xavier Santana - Moscatel de Setúbal DO
2012
Gold
CASA ERMELINDA FREITAS - VINHOS LDA
Moscatel de Setúbal DO Superior - Casa Ermelinda Freitas
2005
        Silver
ADEGA COOPERATIVA DE PALMELA
Moscatel de Setúbal – DO
2013
A CVRPS tem como principal missão a defesa das DO Setúbal, DO Palmela e IG Península de Setúbal, bem como a aplicação da respectiva regulamentação, o fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas e a garantia da sua origem, genuinidade e qualidade.

Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado:

- Vinhos DO Palmela: certifica vinhos: brancos, rosados e tintos, frisantes, espumantes e licorosos. A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do concelho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Setúbal. 

- Vinhos DO Setúbal: é aplicável exclusivamente, para vinhos generosos, brancos (à base da casta Moscatel de Setúbal) ou tintos (à base da casta Moscatel Roxo). A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do conselho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Palmela.

- Vinho Regional Península de Setúbal: é aplicável a vinhos brancos, tintos e rosados, frisantes, licorosos e vinho para base de espumantes. De maior dimensão geográfica, inclui todo o distrito de Setúbal. Engloba os conselhos Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines. 

Vinhos da Península de Setúbal

Sites:
Facebooks:
Flickr:
Youtube:
Instagram:

Comentários

Mensagens populares