PNC acrescenta Touriga Nacional e lança nova colheita de h’OUR tinto

A Parceiros Na Criação (PNC) – produtor de vinhos e azeite do Douro lançada em 2013 pelo casal Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho – lança oficialmente hoje uma novidade: um monocasta de Touriga Nacional. O h’OUR Touriga Nacional tinto 2012 vem assim juntar-se aos colheita branco e tinto e ao azeite, elevando a quatro as referências comercializadas pela PNC. 
h’OUR Touriga Nacional tinto 2012
Recorde-se que a Parceiros Na Criação nasceu não apenas como um projecto profissional, mas tendo também presente a vertente familiar, bem patente no nome. A prová-lo está um facto interessante: 2014 marca o aumento da família PNC, de três para quatro elementos, quer nos vinhos – com o lançamento deste Touriga Nacional –, quer no que toca à família de Joana e João, com o recente nascimento de mais um membro, o António Maria P.N.C., que se junta à irmã Maria Teresa.

O h’OUR Touriga Nacional tinto 2012 é um duriense de altitude, com uvas provenientes de uma vinha com sete anos plantada a 500 metros, em Barcos, no concelho de Tabuaço. De cor rubi intenso e profundo, mostra um nariz fresco, bem focado nas especiarias e frutos silvestres, acompanhados por notas florais e cereja preta muito subtil, conferindo-lhe grande complexidade.
Na boca revela-se bastante elegante, possuindo uma estrutura firme, mas com taninos muito polidos, o que lhe confere um bom volume de boca que, conjugado com a excelente acidez natural, o torna longo e sedutor. Uma primeira colheita da qual foram apenas produzidas 900 garrafas.
A produção do h’OUR tinto 2011, a segunda colheita no mercado, atinge as 2800 garrafas. Um néctar que alia a forte presença de uvas provenientes de Vinhas Velhas, com um toque de Touriga Nacional e Sousão (a não excederem os 20% no total). Apresenta simultaneamente um aroma fresco, profundo e concentrado, demostrando a complexidade do Douro, que também se revela pela presença de fruta vermelha muito fresca e de notas de especiarias bem integradas.
Na boca é longo e fresco, mostrando uma boa estrutura, com taninos macios e aveludados, acompanhados por uma excelente concentração de frutos pretos muito bem suportados pela mineralidade, o que lhe confere uma harmonia invulgar, que impressiona durante a prova.

Ambos vinhos produzidos pelo método tradicional, com vindima manual e pisa em lagar de granito. As uvas são cuidadosamente escolhidas ao chegarem à adega, desengaçadas e ligeiramente esmagadas antes de entrarem no lagar de granito. A maceração pelicular é efectuada através da tradicional pisa a pé, respeitando as características da matéria-prima. A fermentação alcoólica é gerida através do controlo da temperatura que se situa nos 24.°C, por forma a obter-se um tinto aromaticamente elegante. Segue-se a fermentação malolática em cuba de inox e posterior estágio em barricas de 225 litros de carvalho francês durante um período de 12 a 14 meses.

PNC: Parceiros Na Criação nos vinhos e na família

Dois mil e treze foi o ano que marcou a chegada de uma nova empresa de produção e comercialização de vinhos e azeite de quinta no Douro: Parceiros Na Criação. PNC é, não apenas a sigla do nome idealizado, mas também as iniciais dos apelidos do casal que lhe dá vida – Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho – e de seus filhos – a pequena Maria Teresa e o recém-nascido António Maria. 

Um pequeno produtor. Um projecto de quinta. Uma marca (h’OUR). Cerca de 6.000 garrafas, em que a aposta na qualidade se sobrepõe à quantidade. O portefólio, que começou com três produtos – h’OUR branco, h’OUR tinto e h’OUR azeite –, aumenta este ano para quatro, com o lançamento do monoscasta de Touriga Nacional. Coincidência, ou não, o mesmo aconteceu no seio da família PNC, com a chegada do segundo filho do casal. 

O nome h’OUR surgiu de forma espontânea: antes de nos debruçarmos sobre um nome ou marca, referíamos a “ele” como “o nosso vinho”. Daí à marca h’OUR – com o duplo significado de “hour” (hora) e de “our” (nosso) – foi apenas um pequeno passo. Um nome em inglês? Reflecte a vontade de chegar mais longe, conquistando o mercado internacional, no qual já começamos a estar presentes: Suíça, Alemanha e, em breve, França.

Duriense de família e de coração, João Nápoles de Carvalho sempre teve um carinho especial pela região. Viveu parte da sua infância em Barcos, concelho de Tabuaço, tendo voltado ao Douro para se licenciar em Gestão Agrária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tirar o curso de jovem agricultor. Quando pai e tio fizeram partilhas, João decidiu assumir a gestão e a produção da parte do pai (Quinta de Montravesso), o que acontece desde 1996. O gosto pela terra e a vontade de dar continuidade ao legado da família fê-lo despertar para a sua verdadeira vocação: a agricultura. Juntamente com a mulher – que, para casar, deixou Lisboa e rumou ao Douro, lançando-se no desafio profissional como consultora em comunicação e relações públicas na área de vinhos, gastronomia e turismo –, achou que seria a altura ideal para “fazer o gosto ao dedo” e acrescentar à produção de uva e azeitona a produção e comercialização de vinho e azeite. 

E assim nasceu este projecto familiar e profissional, onde ambos são PARCEIROS NA CRIAÇÃO.  

Preços de Venda ao Público Recomendados:
. h’OUR Touriga Nacional tinto 2012 = € 15,50
. h’OUR tinto 2011 = € 9,90
. h’OUR branco 2013 = € 7,60 
. h’OUR azeite virgem extra 2013 = € 7,30

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