Vinhos Pinhal da Torre

A empresa Pinhal da Torre fica no Ribatejo, mais propriamente em Alpiarça e para nos receber estava Paulo Saturnino Cunha, homem conhecedor do seu negócio, simpático e directo nas suas conversas e observações, que cativa a nossa atenção e aguça a curiosidade, dando vontade de mais querer ouvir e escutar.

  

Começamos por uma visita às instalações da Pinhal da Torre, acompanhados pelo Paulo Saturnino, que explicou os diversos processos de vinificação da empresa, suas quintas e castas utilizadas (ver Quinta de São João e Quinta do Alqueve).

Seguiu-se uma prova de vinhos da Pinhal da Torre constituída pelos seguintes vinhos:

Quinta do Alqueve Syrah 2001
Cor límpida, rubi, maravilhosa, aroma complexo, a ligeiro fruto maduro, especiaria, cacau, ligeiro apara de lápis, na boca cumpre o lema da casa, pureza, elegância e personalidade, taninos suaves, elegante, equilibrado, estruturado, corpo, final longo e muito agradável com amplitude, grande persistência final. Adorei.

Quinta de São João Syrah 2007
Cor límpida, rubi, aroma ainda um pouco fechado, complexo, a frutos vermelhos, passa de uva, especiaria, cacau, na boca taninos suaves, agradável, elegante, equilibrado, corpo, acidez, muito boa persistência final. Gostei muito.

Quinta de São João Syrah 2008




















Cor límpida, rubi, aroma a intenso a frutos vermelhos, especiarias, cacau, madeira bem integrada, na boca taninos suaves, corresponde aos aromas, pureza de fruta, agradável, elegante, equilibrado, corpo, acidez, boa persistência final. Gostei.

Quinta de São João Syrah 2009



















Cor límpida, rubi, aroma frutado complexo, frutos carnudos pretos maduros, compota de fruta preta, especiaria, cacau, baunilha, madeira bem integrada, na boca taninos elegantes, suavidade, amplitude, equilibrado, corpo, grande persistência final. Gostei muito.

Alqueve e São João 2 Worlds Reserva 2009 Tinto



















Cor límpida, rubi, aroma frutado, frutos silvestres, especiaria, balsâmico, na boca taninos suaves, elegante, equilibrado, boa persistência final. Gostei.

Alqueve e São João 2 Worlds Premium 2009 Tinto



















Cor límpida, rubi, aromas a frutado intenso e exuberante, frutas pretas, passa de uva, na boca grande explosão de sensações, taninos suaves, elegante, equilibrado, corpo, enche a boca, grande persistência final, muito agradável. Gostei muito.

Quinta do Alqueve Special Edition 2009 Tinto



















Cor límpida, rubi, aromas a frutado, frutos silvestres, fragância a licor de fruta, na boca taninos suaves, elegante, equilibrado, corpo, amplitude, frescura, grande persistência final, muito agradável. Gostei muito.

A seguir à prova tivemos um almoço muito típico do Ribatejo, com uma deliciosa sopa de pedra, que tive de repetir, carne de alguidar, e um fabuloso arroz doce, tudo de elaboração caseira, acompanhado pelos vinhos da Pinhal da Torre.
Nota Final: Eu só sei que nada sei, pois, existem no Ribatejo, Alpiarça, vinhos que me surpreenderam pela positiva, eu diria em primeiro que tudo as três palavras-chaves, que existem na página da Pinhal da Torre – PUREZA, ELEGÂNCIA e PERSONALIDADE, correspondem exactamente ao que são os vinhos da Pinhal da Torre. Depois têm todos algumas características comuns, tais como, uma aroma a fruto preto maduro muito elegante e viciante, uma grande suavidade, pureza e elegância na boca. Se tiverem o preconceito formado com os vinhos da região do Tejo, visitem a Pinhal da Torre, são vinhos de nível superior, com qualidade, bom balanço entre taninos, acidez, álcool, corpo, bom final de boca, refrescantes, complexos, com grande capacidade de evolução e principalmente muito agradáveis para beber. uma palavra especial para o azeite Faces, com uma cor maravilhosa, saboroso, fino.

O meu agradecimento especial à família Saturnino Cunha em especial ao Paulo Saturnino Cunha por me ter dado a oportunidade de provar os vinhos da Pinhal da Torre, e aumentar o meu conhecimento sobre vinhos de qualidade, que não esquecem e ficam gravados na memória.

Falta agora prova provar o famoso Pinhal da Torre – IPO. Entretanto já tive a oportunidade de provar outro grande da Pinhal da Torre o SPECIAL 2008 do qual darei noticias, outro grande vinho.

Links:

Comentários

Mensagens populares