Foral de Murça um vinho de homenagem a uma data histórica

A Adega Cooperativa de Murça lançou uma nova marca de vinho para assinalar os 792 anos da atribuição do primeiro Foral a Murça, passado pelo rei D. Sancho II. 
Foral de Murça
O design do rótulo deste tinto tem a assinatura da agência de comunicação M&A Creative, com quem a cooperativa tem já desenvolvido outros trabalhos. Este vinho para além da garrafa de 75cl apresenta uma versão magnum, e as suas respectivas caixas em madeira também desenhadas pela agência.
Foral de Murça
A época medieval em que vigorou a Carta de Foral – documento real que dava autorização para uma localidade ser transformada em concelho, regulando a sua administração, deveres e privilégios – foi a base de inspiração para o conceito criativo. 
Foral de Murça
No fundo do rótulo foi usado um mapa com a indicação de Murça e um pequeno trecho do foral, datado de 8 de maio de 1224 por El-Rei D. Sancho II.
Foral de Murça

Nas cores foi dada prevalência ao dourado e usado o cinzento, com recurso à ortografia original, num design que remete para os tempos medievais.

Foral de Murça
O vinho tinto Foral de Murça, considerado um dom da natureza por ter beneficiado de fatores essenciais como a topografia, o clima, a natureza dos solos, a variedade das castas e o “saber fazer” dos homens, foi apresentado no dia que foi passado o foral, numa cerimónia com lugar no Largo do Pelourinho em Murça, com uma representação histórica da atribuição da Carta de Foral por D. Sancho II a Murça.

Comentários

Mensagens populares