Quinta Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969

Quinta Vale D. Maria lança o seu primeiro 
Very Old Tawny Colheita Porto numa edição limitada a 800 garrafas
Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969
Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969
A Quinta Vale D. Maria, produtora de vinhos do Porto e do Douro, acaba de lançar o Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969, o primeiro de uma série exclusiva e limitada de Very Old Tawny Porto Colheitas.

Durante vários anos, Cristiano van Zeller procurou em adegas antigas do Douro, os últimos barris de Vinho do Porto Colheitas antigos. Depois de os adquirir, o enólogo guardou-os cuidadosamente e criou a sua colecção mais valiosa de Vinhos do Porto, da qual faz parte este Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969: “Fazer vinho no Douro é também reconhecer a qualidade de Vinhos do Porto que estão guardados há vários anos, à espera da altura certa para serem bebidos. 

Descobri algumas pipas, muito bem preservadas, com diferentes colheitas e desde 2017 que temos vindo a adquirir alguns anos. O lançamento do Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969 é o início da revelação desta colecção que cuidadosamente envelhece na adega da Quinta Vale D. Maria. Iremos lançar cada colheita, devagar e com tempo, quase como a revelação da história de uma página de um livro.” 

Este vinho envelhece em barricas de Vinho do Porto até à data do seu engarrafamento. Com o envelhecimento, o Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969 ganhou nuances de tom âmbar, com reflexos dourados. Opulento no nariz, revela notas de mel, manteiga de caramelo, pêssegos secos, ameixas, menta e eucalipto. Vinho doce, suculento e equilibrado, este vinho prolonga-se no palato.
São 600 litros de vinho, que poderão produzir até um máximo de8 00 garrafas de Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969.

Cada engarrafamento é feito mediante pedido e cada garrafa será numerada. O Packaging foi desenhado pela Rivotti Design, sendo que cada pormenor foi pensado ao detalhe. O engarrafamento, a rotulagem e a colocação da garrafa na caixa são feitos à mão. A caixa de madeira tem um acabamento em pau santo e o seu interior é revestido a tecido aveludado preto. O formato da garrafa foi inspirado nos frascos de perfume de luxo.
 
Todos os Vinhos do Porto Tawny Colheita são, por lei, engarrafados após um mínimo de 8 anos de estágio/envelhecimento em cascos de Vinho do Porto. 

Oriundos de uma só colheita, com o envelhecimento estes vinhos ganham uma cor âmbar, com concentração de aromas a mel, caramelo, nozes e por vezes folha de tabaco. À medida que envelhecem em casco, ganham frescura e tornam-se mais impactantes. 

Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969 – 0,75 cl | PVP: 600€

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares