Quinta dos Carvalhais Colheita Branco 2016: o potencial da região do Dão em garrafa

A Sogrape e a Quinta dos Carvalhais têm uma excelente notícia para os apreciadores mais requintados dos grandes vinhos do Dão: a chegada ao mercado do Quinta dos Carvalhais Colheita Branco 2016, um exemplo flagrante da mais sofisticada vitivinicultura portuguesa que enaltece as qualidades de elegância, delicadeza e personalidade distintivas dos brancos desta nobre região.
Quinta dos Carvalhais Colheita Branco 2016
Quinta dos Carvalhais Colheita Branco 2016
Uma criação da enóloga Beatriz Cabral de Almeida – que volta a recorrer a leveduras autóctones, isoladas no terroir da Quinta dos Carvalhais e posteriormente selecionadas, criando a possibilidade de produzir um vinho com identidade própria e inimitável –, este Colheita Branco 2016 resulta da afinação de mais um exercício inovador que respeita o rigor e os saberes acumulados nesta propriedade única, expoente máximo da região do Dão. 

De facto, no âmbito de um projeto de investigação que permitiu colocar em evidência a extrema riqueza microbiológica existente nas regiões vitivinícolas portuguesas – projeto ICONE (QREN SI I&DT nº 4586), a Sogrape Vinhos isolou e estudou cerca de 800 estirpes de leveduras indígenas existentes nas suas propriedades. De um total de cinco estirpes selecionadas com boa aptidão à produção de vinhos de qualidade com identidade própria, duas destas estirpes foram selecionadas na Quinta dos Carvalhais.

“A fermentação com as leveduras originárias de Carvalhais torna este branco ainda mais entusiasmante e singular, acrescentando valor à oferta já tão rica e diversificada da Quinta dos Carvalhais”, sustenta Beatriz Cabral de Almeida, sublinhando que “estamos perante um vinho feito com enorme paixão e que honra o berço de eleição onde nasceu”. 

Produzido com uvas das castas Encruzado (70%) e Gouveio (30%) vindimadas em separado, o Quinta dos Carvalhais Colheita Branco 2016 apresenta uma cor amarelo citrino e revela um aroma a limão e lima, nuances de fruta branca e ligeiros apontamentos vegetais. A boca tem volume, frescura e estrutura, com as notas de barrica muito bem integradas – 20% do Encruzado fermentou e estagiou cerca de seis meses em barricas usadas de carvalho francês de 225 litros.

Como todos os bons vinhos brancos de Carvalhais, que ostentam uma acidez natural excecional, também este Colheita 2016, com os seus 13% de volume alcoólico, tem um longo potencial de guarda em garrafa, apresentando-se em boas condições de consumo por um período que chega facilmente aos 8 a 10 anos. 

Este vinho é ideal para acompanhar queijos de pasta mole, sendo também uma excelente combinação com pratos de peixe de forno, peixes fumados, carnes brancas e arrozes com calda.

P.V.P. Recomendado*: 6,49€ *Indicativo, não vinculativo.

Comentários

Mensagens populares