Mouchão Tonel Nº 3-4 2011: o prenúncio da excelência

O lançamento de uma nova colheita de Tonel 3-4 é sempre mais do que um anúncio, é um prenúncio de qualidade excecional e rara. 

Apenas produzido em anos de qualidade excecional, o que lhe confere um estatuto de ícone, o Tonel 3-4 é assumidamente um clássico entre clássicos. A espera denuncia a excelência, ou não fosse este o mais fiel retrato do perfil da Herdade do Mouchão, centenária adega alentejana reconhecida pela produção de tintos de classe superior.
Mouchão Tonel Nº 3-4 2011
Mouchão Tonel Nº 3-4 2011:  o prenúncio da excelência
A decisão de se produzir um Tonel Nº 3-4 é complexa e ponderada. Em anos de colheitas excecionais e comprovada a sua qualidade, a equipa de enologia da Herdade do Mouchão reserva cerca de 10 mil litros de vinho nos famosos tonéis 3 e 4, de carvalho português, macacaúba e mogno, onde estagia durante 36 meses.

É depois engarrafado e deixado a repousar durante pelo menos 24 meses em ambiente climatizado. Findo esse período, e passados alguns anos desde a colheita, é que se decide se o vinho tem a qualidade desejada para obter o selo de Tonel 3-4. É assim desde 1996, ano de colheita do primeiro lançamento, ao qual se seguiram as edições de 1999, 2001, 2003, 2005 e 2008.

O Herdade do Mouchão Tonel Nº 3-4 2011 é um vinho que carrega a responsabilidade de respeitar a casta e a tradição em anos excecionais. Pleno de garra, profundidade e complexidade, é produzido a partir de uma cuidada seleção de uvas Alicante Bouschet provenientes da emblemática Vinha dos Carapetos, berço da casta em Portugal. 

De cor grená profunda e intensa, destaca-se pela camada de sabores a eucalipto, menta, especiarias e frutos negros, que se apresentam de forma elegante e subtil. Ainda com direito próprio, pede tempo de guarda de forma a poder mostrar toda a sua genialidade e o potencial de envelhecimento da Alicante Bouschet.

Este é um vinho que não apenas premeia a fidelidade dos seus seguidores, mas também fará o prazer dos apreciadores de vinhos de exceção no patamar do que de melhor se faz a nível mundial. 

Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2011
P.V.P.: 100€ (75 cl) 


A história da Herdade do Mouchão remonta ao início do século XIX, altura em que a familia migrou para o Alto Alentejo para desenvolver o negócio da cortiça.Três gerações depois, John Reynolds e Isabel Bastos Reynolds adquiriram uma propriedade de 890 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à actividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos, trazendo para o Alentejo as primeiras plantas da famosa casta Alicante Bouschet.

Mais de um século após a sua fundação, e depois de ter recuperado das expropriações agrícolas que ocorreram após a revolução de 1974, a Herdade do Mouchão continua na posse da mesma família, com a mesma paixão de determinação desde sempre. 

Todo o processo de vinificação se mantém praticamente o mesmo desde aquela primeira vindima, preservando a tradição de apanha a mão, a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pé. Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi: um pé na tradição e outro na modernidade.


Heritage Wines (HW) representa marcas e produtores de grande distinção que são referências de qualidade nas suas respectivas regiões. Encontram-se unidos pela tradição familiar, a inspiração criativa e a dedicação intransigente à qualidade.

A HW distribui uma gama de produtos de excelência, onde se destacam no segmento de champagne, os famosos Bollinger e Ayala, os vinhos Mouchão , Quinta do Crasto, Roda, Maison Louis Jadot e E. Guigal, Domaine Zind-Humbrecht, os vinhos do Porto das famosas caves Croft, Taylor's e Fonseca, uma linha de azeites Premium Quinta de Vargellas (Taylor’s), Quinta do Crasto e Mouchão e ainda os chocolates Brix. Para mais informações, consulte www.heritagewines.pt   

Comentários

Mensagens populares