Sente-se à mesa com Monte Velho

Festival Gastronómico Monte Velho regressa dia 26 de Outubro
Festival Gastronómico Monte Velho
Saiba mais sobre o Esporão em: O Esporão promove, de 26 a 30 de Outubro, o Festival Gastronómico Monte Velho. Na quarta edição, o clássico alentejano garantiu o seu lugar à mesa, dentro e fora de Portugal, alargando o roteiro gastronómico a Espanha, Bulgária e Brasil. Para acompanhar os menus de pratos típicos portugueses é oferecida meia garrafa de vinho Monte Velho por pessoa. 
O Esporão lançou o Festival Gastronómico Monte Velho em 2013 como forma de celebrar a gastronomia portuguesa e a sua íntima ligação ao icónico vinho alentejano. Em 2016 são cerca de uma centena os restaurantes aderentes, na sua maioria em Portugal, a propor as melhores harmonizações e a confirmarem o carácter gastronómico e a versatilidade do Monte Velho. A lista de restaurantes aderentes, assim como os menus propostos, está disponível na página oficial do festival em www.festivalmontevelho.pt.
A associação da marca ao Alentejo está intimamente ligada à sua génese. Criados com a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, os vinhos Monte Velho procuraram, desde sempre, chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Seguindo a tradição alentejana, a sua diversidade de castas e técnicas de vinificação, estes vinhos pretendem revelar o carácter típico da região onde nasce: aromas ricos, paladar suave e excelente aptidão gastronómica.

Os rótulos das colheitas 2015, cujo design foi inspirado nos padrões das tradicionais Mantas de Reguengos de Monsaraz, vêm reforçar esta celebração da cultura alentejana, destacando esta arte centenária, parte constituinte da identidade cultural da região. 

Saiba mais sobre a História do Monte Velho, por João Roquette: https://www.esporao.com/pt-pt/magazine/monte-velho/historia-monte-velho-por-joao-roquette.html/ 

Veja o vídeo do Monte Velho 2015 Edição Manta Alentejana: https://youtu.be/CfX7dI8lLhM

Saiba mais sobre cada Vinho em:

Monte Velho Tinto 2015:

Monte Velho Branco 2015:

Notas de Prova:

Monte Velho Tinto 2015:

Monte Velho Branco 2015:
Mais sobre o Monte Velho:

Monte Velho foi criado tendo a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, para que pudesse chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Passados mais de 20 anos, os vinhos Monte Velho são clássicos do Alentejo e embaixadores de Portugal um pouco por todo o mundo. 

Produzidos na Herdade do Esporão, Monte Velho Branco e Monte Velho Tinto reflectem as características do seu terroir e do seu modo de produção, que segue os princípios da produção integrada, rigorosamente adoptados pelo Esporão. Estas práticas sustentáveis, entre a quais a abolição do uso de pesticidas e herbicidas, são determinantes na qualidade e fertilidade dos solos, na capacidade de protecção natural da vinha e, consequentemente, na qualidade dos vinhos.

Os vinhos são da responsabilidade da equipa liderada pelo luso-australiano David Baverstock e pela enóloga Sandra Alves, sendo que a colheita 2015 ainda esteve sob a responsabilidade de Luís Patrão, resultando da conjugação da natureza e da tradição vitivinícola, aliadas ao know-how e à inovação que caracterizam o Esporão.
Monte Velho Branco 2015
Monte Velho Branco 2015, produzido, predominantemente, com castas tradicionais do Alentejo, Antão Vaz, Roupeiro e Perrum. Vinho cristalino de cor citrina, com notas de limão e fruta branca fresca e delicada. Firme, intenso e equilibrado de final longo que confirma a sensação aromática. Fresco e versátil, é a sugestão perfeita para os pratos leves, como peixes grelhados, saladas e aperitivos.
Monte Velho Tinto 2015
Monte Velho Tinto 2015 é produzido maioritariamente com as castas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah. Com aroma a bagas silvestres e revelando subtis notas de especiarias. Um vinho fresco, sumarento e com boa profundidade, mostrando boa textura. A sugestão vai obviamente para os pratos típicos da região que lhe serve de berço, mas também para acompanhar enchidos, caldeiradas de peixe ou os apetecidos churrascos.

Apreciado em todo o mundo, Monte Velho é um clássico alentejano, que atravessa gerações, fruto da sua consistência e versatilidade, comprovadas a cada colheita. 

Sobre o Esporão: fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo. 

Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra, bem como na região do Douro, na Quinta dos Murças, onde produz vinhos de terroir. Integrado nas adegas da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, está o Enoturismo do Esporão. 

O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo. A abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam o prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”. Em 2014, o Esporão venceu os “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”. 


Comentários

Mensagens populares