Brancos da Quinta do Crasto conquistam crítica internacional

Num dos melhores anos de sempre para os brancos do Douro, a Quinta do Crasto tem acumulado distinções e elogios em todo o mundo. Desta vez, o destaque foi para o Crasto Branco 2015, eleito vinho da semana no Reino Unido. 
Crasto Branco 2015
A produção de vinhos não fortificados na Quinta do Crasto foi iniciada nos anos 90, uma altura em que a região despertava para uma nova era. E se inicialmente eram os tintos que estavam no centro das atenções, hoje outro capítulo começa a escrever-se. O sucesso dos vinhos brancos da Quinta do Crasto já motivou o produtor a plantar mais 8.7ha de vinha com as castas Viosinho e Gouveio.

Os últimos comentários chegam com sotaque britânico. Jancis Robinson, influente crítica de vinhos e aficionada dos vinhos portugueses, testemunhou na primeira pessoa a ascensão dos vinhos brancos do Douro na sua última visita a Portugal, onde destacou a nova colheita do Crasto Branco 2015.
Crasto Branco 2015
Na sua nota de prova oficial, Jancis Robinson refere que “este vinho tem toda a frescura que a sede de um dia de sol pede, acompanhado por um leve aroma a flor de laranjeira e uma acidez crocante”. Além da nota positiva, o Crasto Branco 2015 foi ainda eleito “vinho da semana” no Reino Unido, pelo site www.jancisrobinson.com

Do outro lado do oceano, nos EUA, o mesmo vinho arrancou uns expressivos 90 pontos na prestigiada escala de Robert Parker. Foi também aqui que outro membro da família da Quinta do Crasto esteve em destaque: Crasto Superior Branco 2015, produzido com uvas do Douro Superior (Viosinho e Verdelho), obteve 92 pontos, sendo considerada a melhor colheita desta referência produzida até ao momento. 


Além da descoberta do potencial dos vinhos brancos, também os tintos se continuam a afirmar no panorama internacional, onde a Quinta do Crasto mantém um lugar de destaque. Nota para a edição de agosto da revista norte-americana Wine Spectator que, no TOP 15 dos melhores tintos portugueses, selecionou 4 vinhos da Quinta do Crasto: Vinha Maria Teresa 2013, Tinta Roriz 2013, Reserva Vinhas Velhas 2013 e Crasto superior 2013.

PVP: 9,90€ 

Crasto Superior Branco
PVP: 15,00€

Comentários

Mensagens populares