Monólogo Arinto e Singular com 90 e 91 pontos na escala de Robert Parker


Um vinho notável de excecional complexidade e caráter é a tradução dos 90 e 91 pontos da escala do prestigiado crítico americano Robert Parker. A pontuação foi atribuída respetivamente aos vinhos Monólogo Arinto P24 e Singular do produtor A&D Wines. O artigo dedicado às novidades dos Vinhos Verdes foi divulgado na publicação de Parker, a The Wine Advocate, através do seu site eRobertParker.com.



Mark Squires, o provador de vinhos portugueses da equipa de Robert Parker, revelou estas e outras 125 notas de prova, todas publicadas num artigo de 30 de Junho intitulado de ‘Portugal: Clima quente, brancos e outros’, em que destaca as novidades dos Vinhos Verdes. Squires afirma que o Monólogo Arinto P24 e o Singular, das colheitas de 2015, ‘são "vinhos de mesa típicos", não efervescentes, secos e bem-feitos’, mostrando ainda surpresa por não estarem no mercado americano, rematando a nota com uma afirmação, ‘Eles certamente deveriam estar aqui’.

O Singular 2015 é composto por diversas castas selecionadas exclusivamente pelo enólogo e cultivadas com recurso a práticas de agricultura sustentáveis.

É um vinho aromático, produzido com técnicas de intervenção mínima. É complexo, encorpado, com um final agradável e prolongado. PVP -  8,50€
Monólogo Arinto P24 2015
O Monólogo Arinto P24 2015 é um monovarietal produzido na parcela específica P24, selecionada pela sua consistente produção de uvas de qualidade superior.

Este branco pretende traduzir ano após ano o que a parcela referenciada produziu, sendo por isso um vinho onde a intervenção na adega foi limitada apenas ao acompanhamento de um saudável processo de fermentação natural.

Esta parcela encontra-se implantada a uma quota de 320 metros de altitude e proporcionou um vinho de cor citrina com tons cristalinos. Sobressaem os aromas de fruta branca com um palato rico e complexo, o final é longo e aprazível. É um vinho vocacionado para a mesa. PVP – 7,50€
Monólogo Arinto P24 2015

Sobre a A&D Wines: A A&D Wines encontra-se localizada na sub-região de Baião, região demarcada dos vinhos verdes. Localizada numa região de transição entre a região dos Vinhos Verdes e o Douro. O clima, que se apresenta como fresco e com acentuadas amplitudes térmicas são as características diferenciadoras desta sub região, que potenciam a produção de vinhos brancos de grande qualidade.
A Quinta de Santa Teresa, berço das uvas com que são produzidos os vinhos Singular e Monólogo, é também singular pela sua posição geográfica exatamente na linha de fronteira entre a região de Vinhos Verdes e a região do Douro. Adquirida no início de 2015 pela A&D Wines, a quinta veio juntar-se às outras duas propriedades, a Casa do Arrabalde e a Quinta dos Espinhosos, que dão nome aos outros dois vinhos de quinta da A&D Wines. A compra da Quinta de Santa Teresa permitiu quadruplicar a área de implantação de vinha, reunindo neste momento 45 hectares.

Com um investimento calculado em 7 milhões de euros, projetado a quatro anos, a A&D Wines pretende atingir a curto prazo um volume de produção de 300 mil garrafas e colocar a Quinta de Santa Teresa no mapa do Enoturismo da região.  Os vinhos produzidos na Quinta de Santa Teresa, Casa do Arrabalde e Quinta dos Espinhosos são complexos, aromáticos e têm uma boa evolução ao longo dos anos.
A A&D Wines revela uma personalidade própria pela inovação introduzida ao nível da combinação de castas da região dos Vinhos Verdes e fora dela, produzindo vinhos diferentes e únicos onde as características das castas autóctones são potenciadas.

Esta atitude de permanente inovação, um enorme respeito pela natureza e um extremo cuidado na adega, protegendo sempre o que de melhor a natureza nos oferece, mereceu o reconhecimento em competições internacionais ao longo dos últimos anos. Em 2014 e 2015 a A&D Wines dá início à sua presença em mercados extra-comunitários, nomeadamente, o Canadá, EUA e Brasil.

Saiba mais sobre a A&D Wines em:

Comentários

Mensagens populares